Quinta-feira, 20 de setembro de 2007, atualizada ?s 16h58

Barragens da Zona da Mata Mineira s?o fiscalizadas


Priscila Magalh?es
Rep?rter

As barragens da Bacia Para?ba do Sul, que abrange cidades da Zona da Mata Mineira, foram fiscalizadas pelos t?cnicos do Sistema Educacional de Meio Ambiente (Sisema). S?o barragens de conten??o de rejeitos e res?duos, localizadas em Mira?, Juiz de Fora, Descoberto, e Itamarati de Minas.

Denominada 'Opera??o Barragens', a fiscaliza??o verifica se as medidas para manuten??o das estruturas t?m sido implementadas. Segundo o secret?rio executivo do comit? gestor da fiscaliza??o ambiental integrada (CGFAI), Paulo Teodoro, os empreendimentos fiscalizados s?o aqueles que podem significar riscos de dano ambiental ou social. "Este tipo de fiscaliza??o acontece com freq??ncia, porque a situa??o das barragens de rejeitos se alteram muito r?pido, ? medida que elas se enchem", explica Paulo.

Na Bacia do Rio Para?ba do Sul existem 15 barragens de rejeitos. Segundo o secret?rio executivo, todas elas foram fiscalizadas e est?o em ordem. "As barragens n?o est?o oferecendo riscos. Depois dos acidentes, os ?rg?os envolvidos na fiscaliza??o e os empreendedores est?o mais atentos. Estamos monitorando o estado de todas as barragens, mas ? claro que acidentes podem acontecer", diz.

Al?m do Sisema e do CGFAI, os Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) de Minas Gerais e do Rio de Janeiro participam da fiscaliza??o. "A participa??o ? importante, porque ainda vamos fiscalizar o exerc?cio profissional dos profissionais respons?veis pela manuten??o das barragens. O Crea do Rio foi convidado a participar, porque os acidentes que acontecem nessa regi?o causam impacto naquele estado. Se o colocamos em risco, eles devem acompanhar a fiscaliza??o tamb?m", justifica.