Novo protesto contra o aumento da passagem Manifesta??o parou o tr?nsito no centro da cidade.
?nibus foram pichados e tr?fego foi desviado

Renato Costa
Colabora??o*
07/02/2007

Protesto e tr?nsito parado. Essas foram as duas faces da manifesta??o dos estudantes nesta quarta, 07 de fevereiro. Estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), do Col?gio T?cnico Universit?rio da UFJF (CTU/UFJF) e secundaristas realizaram uma manifesta??o contra o aumento da passagem de ?nibus no centro de Juiz de Fora, interrompendo o tr?nsito na principal via da cidade, a Avenida Rio Branco.

Os estudantes se encontraram em frente ? C?mara Municipal, e dali partiram para o cruzamento da Rua Halfeld com a Avenida Rio Branco. Os motoristas ficaram retidos na via cerca de 20 minutos, enquanto policiais militares e agentes de tr?nsito desviavam os ve?culos para rotas alternativas nos dois sentidos da Rio Branco.

Com frases de protesto, os manifestantes cobravam do prefeito Alberto Bejani a manuten??o da passagem no pre?o atual (R$ 1,55), al?m do passe livre para os estudantes. Alguns cantos de protesto eram direcionados a quem estava nos pontos de ?nibus, e aos motoristas e cobradores que esperavam a libera??o do tr?nsito.

Enquanto caminhavam pela pista central da avenida Rio Branco, alguns manifestantes picharam os ?nibus que aguardavam a libera??o do tr?nsito com frases de protesto.

Quem viu a manifesta??o passar

Para a estudante Larissa Rodrigues, que aguardava o ?nibus quando a manifesta??o interrompeu o tr?nsito, o protesto ? v?lido. "O valor passagem de ?nibus ? um absurdo. Acho que a manifesta??o ? v?lida, embora haja pouca ades?o da popula??o", ressalta.

Um dos motoristas retidos na Rio Branco afirmou indignado que s? o custo de vida ? que sobe. "Aumentam a passagem, mas n?o aumentam os sal?rios. Embora traga transtorno, concordo com o protesto", diz.

Quem manifestou

O coordenador de comunica??o do Diret?rio Central dos Estudantes (DCE), Vitor Pontes, disse que a suspens?o do valor da passagem por dez dias foi uma vit?ria. "Vamos continuar lutando para que esse valor permane?a. A suspens?o do valor de R$ 1,75 foi uma conquista real da popula??o", enfatiza. Segundo Vitor, a manifesta??o vai servir para avaliar as conquistas do movimento e definir as pr?ximas a?es dos manifestantes.

A coordena??o do movimento obteve conhecimento da liminar expedida pela Ju?za Maria Cec?lia Golnner, que estende o prazo de suspens?o do aumento da passagem por tempo indefinido. Mesmo assim, a manifesta??o continuou por horas. ? a segunda vez neste ano que o tr?nsito foi parado no centro da cidade em protesto ao aumento das passagens de ?nibus.