Segunda, 23 de abril de 2007, atualizada ?s 17h22

Impeachment de Bejani ? cogitado durante protesto contra Emenda 3

Acompanhando o movimento nacional, CUT, sindicatos e representantes de partidos pol?ticos retomaram os protestos contra a Emenda 3 em Juiz de Fora. O Cal?ad?o da rua Halfeld serviu de palco para a manifesta??o, que consistiu no esclarecimento da popula??o quanto ?s propostas da Emenda.

Em meio ao ato desta segunda, foi lan?ada a id?ia de promover o impeachment do prefeito Alberto Bejani. Os manifestantes se referiam ? a??o de improbidade administrativa entregue pelo Minist?rio P?blico ? Vara da Fazenda Municipal, na ?ltima sexta-feira.

De acordo com o presidente da CUT em Juiz de Fora, P?ricles de Lima, uma reuni?o com representantes da corregedoria do Minist?rio P?blico de Belo Horizonte ser? realizada na pr?xima quinta, dia 26, no sindicato dos Banc?rios, para articular o movimento. "Ainda n?o sabemos como ir? acontecer, mas vamos para a rua. Queremos cobrar da C?mara Municipal um pronunciamento, j? que at? hoje, ela permanece omissa aos acontecimentos em nossa cidade", afirma P?ricles.

FOTO do presidente da CUT, P?ricles A possibilidade de uma greve geral ainda n?o ? descartada pelos trabalhadores juizforanos, que temem a aprova??o da medida. "Se a emenda for aprovada, ser? o caos do trabalhador", afirma o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educa??o P?blica (Sintufejuf), Paulo Dimas.

Os sindicalistas consideram a paralisa??o do metr? e ?nibus de S?o Paulo uma greve geral. "A imprensa n?o quis divulgar dessa forma, mas foi o que aconteceu e pode vir a ocorrer em escala maior, em todo o pa?s", alerta P?ricles.

Por outro lado, o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte de S?o Paulo informou que de um total de 35 mil motoristas e cobradores, seis mil cruzaram os bra?os de manh?. A estimativa ? de que este segmento seja respons?vel pelo transporte di?rio de 5,5 milh?es de pessoas.

Para o coordenador do Partido Socialismo e Liberdade (P-SOL), Waldir Gi?como, a Emenda 3 fere o o direito dos cidad?os, fato que justificaria uma greve geral. "N?o podemos ficar omissos a isso. Precisamos nos unir", diz.

Os representantes sindicais aguardam a decis?o no Congresso e dizem estar atentos a proposta substitutiva ? Emenda 3, citada pelo presidente Lula. "Pode ser que venha por a? uma reforma trabalhista camuflada. Temos que nos resguardar", acredita o diretor do Sindicato dos Correios,
Geraldo Fran?a.

Emenda 3
A emenda pro?be o auditor fiscal de multar empresas que contratam profissionais de prestadoras de servi?o constitu?das de uma s? pessoa. Segundo os sindicatos, estas empresas exigem que seus empregados "criem um registro de pessoa jur?dica" para n?o gerar v?nculos trabalhistas. O artif?cio acarreta em perda de f?rias remuneradas, 13? sal?rio, entre outros benef?cios.