O tempo das tribos digitais

Conhe?a a comunidade IRC de Juiz de Fora

Rep?rter: Emilene Campos
30/06/99

Fazer amizades, esclarecer d?vidas sobre inform?tica e at? mesmo encontrar um grande amor. Estas s?o algumas das mil e uma utilidades dos canais de IRC em Juiz de Fora. Na cidade, existem nove grupos que utilizam este tipo de bate-papo para se relacionar. O primeiro ? de 1995 e muitos deles surgiram a partir da rivalidade entre os membros. Exemplo disso, s?o os canais #P?ssego e #Raioqueoparta. Estas "salas" chegam a ter at? cem freq?entadores ass?duos, como o #JuizdeFora.

Para garantir o bom funcionamento das salas e conter a empolga??o da mo?ada, todos os canais se valem das regras e da atua??o dos operadores (OP). As "faltas" mais comuns s?o palavr?es, "flood" (mensagens repetidas v?rias vezes) e propagandas de outros canais. A penalidade ? branda para o ?r?u prim?rio?: recebe um kick (chute) do canal, ou seja, ? desconectado da sala. Isso equivale a uma advert?ncia e o ?infrator? vai ter que se conectar novamente para continuar a conversa. J? os reincidentes podem ficar at? meia hora proibidos de conversar . O que pode ser tornar um grande sacrif?cio para os mais vIRCiados.

O administrador de Rede do Provedor Artnet, S?rgio Guimar?es de Faria, alerta quanto ao abuso de poder e a agressividade dessa pr?tica. "Eles (operadores), muitas vezes, n?o t?m a menor educa??o para conversar com os usu?rios do canal, s? porque t?m a capacidade de bani-los?, completa. H? casos, por?m, que a puni??o precisa ser radical para inibir os excessos. O operador do #JuizdeFora, Alberto Bog?a (Wolfgang), lembra que um membro chegou a ser expulso do canal por enviar mensagens racistas sobre o show Mercedes Celebration.

Para Elton Rodrigues Barbosa J?nior (WOS do #CanalRaioqueoparta), essas manifesta?es n?o s?o exclusivas da Internet. "A Rede apenas reflete a estrutura da sociedade", desmitifica WOS. A comunidade IRC tamb?m tem hist?rias engra?adas e Wolfgang foi coadjuvante de uma delas. Ele conta que um lammer (calouro do canal) perguntou a ele se a @judadora era bonita.

Wolfgang n?o hesitou e disse que ela era muito interessante, que valia a pena investir. O garoto deve estar tentando at? hoje marcar um encontro no mundo real com o "bot" do canal. Uma esp?cie de rob? que gerencia os canais com grande n?mero de usu?rios.

Os freq?entadores dos canais de IRC de Juiz de Fora geralmente t?m idade entre 12 e 28 anos e chegam a passar at? 15 horas por dia conectados ? Rede, conversando sobre os mais variados assuntos, de sexo a vestibular. Assim como os canais, os nicks tamb?m podem ser registrados junto aos servidores nacionais. Isto funciona como uma identidade virtual, pois quem oficializa o apelido tem exclusividade de uso no canais.

O bate papo, por?m, n?o se restringe ao mundo virtual e os IRContros comprovam isso. Cada canal re?ne seu grupo e a divers?o inclui churrascos, idas a cinemas e bares . Este tipo de encontro j? tem suas peculiaridades. No momento da identifica??o, o apelido usado durante o bate-papo vale mais do que o nome de batismo.

O nick ? a chave para a conex?o no mundo real ou at? o ensaio para uma cantada pouco original. "Ah, qual o seu nick? Eu j? n?o conversei com voc? antes?" Mas WOS garante que a intera??o ? a mesma de qualquer grupo de amigos. "Gostamos de sair para beber, conversar, nos divertir. A diferen?a ? que nos conhecemos pela Internet", esclarece.

Para entender o IRC

O Internet Relay Chat ? um tipo de bate-papo na Internet e para acess?-lo ? preciso um software espec?fico. Um dos mais conhecidos ? o mIRC. Al?m disso, o usu?rio tem que estar conectado a um provedor de acesso que oferece este servi?o. Depois da conex?o ? Grande Rede, ? s? escolher o canal mais quente para ingressar. Na Tucows, voc? encontra o programa para download e, nas p?ginas dos canais, dicas de como us?-lo.

Os nomes desses grupos s?o antecedidos do sinal "#"e possuem um t?pico, informado na entrada. O assunto principal do dia pode ser o anivers?rio de um dos integrantes ou a data de um IRContro. Esses nomes s?o registrados nos servidores como a BrasIRC e a Brasnet e, se o canal n?o for acessado por quinze dias, perde o registro.

Uma das vantagens do IRC ? a personaliza??o do bate-papo. "O recurso permite a conversa online, a cria??o de novas "salas" e at? mesmo transfer?ncia de arquivos", garante Thiago Russiano de Souza (Five do # Raio que o Parta). Mas nem tudo s?o flores no mundo do IRC. Uma das queixas freq?entes ? quanto ao lag (atraso), uma esp?cie de engarrafamento de dados. Acontece geralmente quando muitas pessoas est?o conversando ao mesmo tempo. A troca de mensagens torna-se lenta demais, a ponto de impedir a conversa entre os mais impacientes.

Canais de Juiz de Fora