Quarta-feira, 02 de maio de 2007, atualizada ?s 15h49

Mais de 4.500 jovens se alistaram em Juiz de Fora dentro do prazo. Veja o que fazer se voc? perdeu a data

Exatos 4.524 juizforanos compareceram ? Junta de Servi?o Militar (Avenida Brasil, 560 - pr?ximo ao Terreir?o do Samba) desde o in?cio do ano at? a ?ltima segunda-feira, dia 30 de abril, para o alistamento militar.

O n?mero, classificado como "satisfat?rio" pelo secret?rio da Junta, Carlos Ant?nio Rodrigues Azalim, atende ? expectativa de alistamentos que a cidade deve apresentar ao Minist?rio da Defesa. Segundo o ?ltimo censo do IBGE, Juiz de Fora possui 456 mil habitantes e, portanto, deve alistar cerca de 1% da sua popula??o.

No ano passado, o n?mero de alistados ficou pr?ximo: 2.566 jovens. Mas segundo Azalin, muita gente ficou sem cumprir o compromisso obrigat?rio. "Esper?vamos cerca de 500 pessoas na segunda-feira, o que faltava para completar nossa expectativa de 2007. Mas o n?mero ficou muito abaixo", complementou.

Isso porque, mesmo funcionando com expediente normal, quando a PJF decretou ponto facultativo na v?spera do feriado, a Junta de Servi?o Militar recebeu 268 jovens.

Azalim lembra tamb?m que quem se alistou deve voltar novamente em junho para buscar a senha que informa a data de sua sele??o que, este ano, vai de 09 de julho a 28 de setembro. Na data marcada, o candidato realiza o exame de sele??o, que indica se ele est? apto ou dispensado do servi?o militar.

"? bom lembrar dos pr?ximos passos, porque n?o ? pequeno o n?mero de jovens que cumprem a primeira etapa do alistamento e depois esquecem o papel na gaveta. N?o voltam aqui e perdem o trabalho", enfatiza o secret?rio. A pr?xima etapa do alistamento consiste em prova, exame m?dico, psicot?cnico e entrevista do candidato.

Para quem perdeu o prazo
Jovens do sexo masculino que nascidos completam 18 anos em 2007, possuem obrigatoriedade do alistamento. Mas ao contr?rio do que muita gente pensa, quem perdeu o prazo, que terminou em 30 de abril, pode se alistar j? a partir de desta quarta-feira, dia 02 de maio.

N?o ? preciso esperar at? janeiro de 2008. O que no entanto, n?o impede que quem perder o prazo determinado pelo Minist?rio da Defesa fique em atraso na defini??o de sua situa??o militar. Ou seja, o candidato pode se alistar, mas acaba passando pelo processo de sele??o juntamente com os demais jovens que v?o possuir 18 anos em 2008.

Quem n?o regularizar sua situa??o militar, paga multa e perde uma s?rie de benef?cios. Entre alguns exemplos citados por Azalim est? a n?o possibilidade de se matricular em faculdades federais, ser admitido em concursos, tirar passaporte ou tirar t?tulo de eleitor.