Quarta, 30 de maio de 2007, atualizada ?s 16h19

Servidores municipais paralisam nesta sexta. Professores continuam em greve


Renata Cristina
R?porter
30/05/2007

A terceira rodada de negocia?es entre Prefeitura e representantes dos sindicatos dos servidores municipais, professores, engenheiros e m?dicos n?o extinguiu a possibilidade de paralisa??o na pr?xima sexta, dia 1? de junho.

Em reuni?o nesta quarta, 30, o Executivo apresentou a proposta de reajuste de 3% a ser pago em sua totalidade no m?s de junho, ao contr?rio da divis?o do valor em tr?s parcelas, como foi sugerido na ?ltima semana.

Os servidores acreditam que o aumento com base no ?ndice de Pre?os ao Consumidor Amplo (IPCA) ainda ? insatisfat?rio. "Isto j? est? previsto no or?amento da Prefeitura. Queremos a implementa??o de algumas perdas salariais", esclarece o presidente do Sindicato dos Engenheiros (Senge), Jo?o Queiroz.

A expectativa dos militantes ? que 90% dos servidores municipais parem na pr?xima sexta. De acordo com o presidente do Sindicato dos M?dicos, Gilson Salom?o, cerca de 500 profissionais da ?rea de sa?de devem cruzar os bra?os durante a paralisa??o e somente os servi?os essenciais ser?o mantidos, como os atendimentos de urg?ncia e emerg?ncia. "A proposta ? insuficiente, por esse motivo optamos pela paralisa??o", lamenta.

J? os professores municipais devem manter a greve at? que um novo valor seja colocado em quest?o. "N?o temos data para voltar ao trabalho", afirma Roberto Cupollilo, coordenador geral do Sindicato dos Professores (Sinpro). A classe deflagrou greve no ?ltimo dia 25 e realizou assembl?ia tamb?m nesta quarta, decidindo pela perman?ncia do movimento.

Uma reuni?o est? marcada para esta quinta, 31, com o secret?rio de Administra??o e Recursos Humanos, Renato Garcia. Na ocasi?o, os servidores esperam receber uma tabela com novos ?ndices. "A partir do que a Prefeitura apresentar, cada categoria ir? abrir discuss?o", afirma o presidente do Sindicato dos Servidores P?blicos Municipais (Sinserpu), Cosme Nogueira,.

Nesta sexta, 1? de junho, os sindicatos envolvidos realizam assembl?ia geral no Pr?-M?sica, ?s 10h. "A possibilidade de greve n?o est? descartada e ser? discutida com os servidores", diz Nogueira.

Magist?rio municipal
Os professores municipais reivindicam 29% de reajuste, referente as perdas acumuladas entre maio de 1997 a abril de 2004 e, ainda, a homologa??o dos concursos em andamento para imediata efetiva??o, abertura de processo seletivo para as disciplinas de portugu?s, hist?ria e ci?ncias. A lista de pedidos contempla passe-livre para o magist?rio no per?odo de trabalho ou vale-transporte pago em esp?cie, sem desconto no contra-cheque.

Atualmente, os professores municipais com n?vel m?dio ganham R$ 552,23 e com n?vel superior R$ 813,93, com uma carga hor?ria de 20 horas semanais. O reajuste previsto pelo Sinpro segue a proposta da Confedera??o Nacional dos Trabalhadores da Educa??o (CNTE).