Ter?a-feira, 30 de outubro de 2007, atualizada ?s 13h

Dia de Finados: Arquidiocese de Juiz de Fora divulga hor?rios das missas nas principais igrejas da cidade


Marinella Souza
*Colabora??o

A Arquidiocese de Juiz de Fora preparou uma programa??o especial para o "Dia de Finados". No dia 02 de novembro v?rias igrejas e cemit?rios da cidade v?o celebrar missas em inten??o dos mortos.

Segundo a assessora de imprensa da Arquidiocese, Simone Silva, o objetivo da Igreja Cat?lica ? mudar a vis?o que as pessoas t?m da data. "A igreja acredita na Ressurrei??o, dessa forma, acreditamos que esse n?o ? o momento de chorar, e sim de celebrar a vida eterna", diz.

Segundo Simone, todas as missas ser?o em clima festivo, com o intuito de mostrar aos fi?is que, apesar da saudade, da dor, n?o h? motivos para chorar. O bispo auxiliar da Arquidiocese, Dom Paulo Francisco Machado, vai ajudar os fi?is nessa tarefa atrav?s de uma missa, que ser? realizada ?s 8h,, no Cemit?rio Municipal. No mesmo local, ?s 10h, ser? a o arcebispo Dom Eurico dos Santos Veloso quem estar? orando pelos mortos. No Cemit?rio Parque da Saudade, estar? o padre Nei ?ngelo Furtado, a partir das 10h25, realizando a missa.

As celebra?es da Catedral Metropolitana acontecer?o ?s 07h, 10h, 15h e 18h30 e na Igreja Nossa Senhora da Gl?ria, os fi?is poder?o participar das missas nos seguintes hor?rios: ?s 07h, 09h, 15h e 19h.

A origem da data

O dia de finados surgiu em 998 atrav?s de um decreto da Abadia de Cluny, o maior mosteiro da Idade M?dia, que exigia que se fizesse uma celebra??o festiva de todos os fi?is mortos. Da? para frente, todos os mosteiros beneditinos que dependiam de Cluny, acataram a ordem, popularizando a comemora??o, primeiramente, na Europa e depois em todo o mundo. A data foi escolhida para substituir a Festa de Todos os Santos, comemorada pela Igreja Cat?lica.