Segunda-feira, 16 de junho de 2008, ?s 10h44, atualizada ?s 12h27

Carlos Alberto Bejani renuncia e vice-prefeito Jos? Eduardo Ara?jo assume e j? fala em modifica?es no secretariado e corte de custos



S?lvia Zoche
Subeditora

Ap?s o esc?ndalo envolvendo o prefeito Carlos Alberto Bejani no esquema da fraude do Fundo de Participa??o dos Munic?pios (FPM) - relembre os fatos - e a reportagem da revista ?poca, divulgando o recebimento de propina pelo aumento das passagens de ?nibus, o prefeito Alberto Bejani j? enviou ? prefeitura o pedido de ren?ncia, j? protocolado e registrado em cart?rio.

O vice-prefeito Jos? Eduardo Ara?jo, que assume a prefeitura nesta segunda, dia 16, leu o pedido de ren?ncia, em entrevista coletiva ? imprensa. Segundo Ara?jo, sua administra??o n?o vai ter vice-prefeito

Segundo Bejani, o motivo pelo pedido da ren?ncia ? ter mais tempo para se dedicar ? sua defesa. Jos? Eduardo Ara?jo vai mexer no secretariado e entrega a documenta??o para assumir o cargo at? o fim do mandato, nesta segunda, ? C?mara Municipal de Juiz de Fora. Bejani est? detido na Penitenci?ria Nelson Hungria, em Contagem, na Grande Belo Horizonte.

Mudan?as em secretariados

O novo prefeito de Juiz de Fora, Jos? Eduardo Ara?jo, anuncia que vai fazer algumas modifica?es nos secretariados. "N?o podemos ser afoitos. N?o posso fazer demiss?o coletiva, porque a prefeitura sofre bastante. N?o ? a primeira vez que estou na prefeitura, estou na pol?tica h? muitos anos. A gente tem o conhecimento da m?quina p?blica e tamb?m fui executivo na administra??o privada", diz Ara?jo, lembrando que tamb?m ? professor em Administra??o.

Alguns nomes foram confirmados para permanecerem no cargo, como o da secret?ria de Educa??o, Regina Mancini; do diretor-duperintendente do Museu Mariano Proc?pio, Mello Reis; e do subsecret?rio de Defesa Civil, S?rgio Rocha, que deve acumular tamb?m o cargo da Secretaria de Seguran?a P?blica.

Foto de Florival Xavier de perfil Na secretaria de Governo e Articula??o Institucional j? assume, nesta segunda, dia 16 de junho, Florival Xavier (foto ao lado), que estava durante a coletiva de Jos? Eduardo Ara?jo. Ele ocupa o lugar de Maria Luiza de Oliveira Moraes, que foi para a secretaria da AMAC..

Na Secretaria de Sa?de, sai Maria Aparecida Soares, a Nininha, que ser? exonerada, mas ainda n?o h? nome definido para o cargo, assim como aconteceu com a secret?ria de Pol?tica Social, Vanessa Lo?asso Bejani. A Secretaria de Planejamento e Gest?o Estrat?gica (SPGE) tamb?m ter? um novo respons?vel, mas sem nome definido.

Algumas subsecretarias, que o novo prefeito considerar obsoletas depois de an?lises, podem n?o existir, assim como alguns secret?rios v?o assumir dois ?rg?os. "A prefeitura precisa cortar gastos". Por isso, lembra que alguns servi?os devem ser melhorados, como o JF Informa??o, que funciona pelo telefone 156. "O que adianta o 156 se eles n?o d?o um retorno? Vamos tentar melhorar os servi?os. O que n?o funcionar, fecha. Os desafios s?o grandes, mas eu sou otimista".

Sobre a Secretaria de Sa?de, especificamente, Ara?jo acredita que ? preciso um compartilhamento entre a secretaria do Estado e munic?pio, para que a cidade receba mais verbas. "O Pronto Socorro, por exemplo, tem que ser revisto. Ali ? para urg?ncia e emerg?ncia e n?o para consultas. Para as consultas, temos as UBSs", comenta.

Todas as mudan?as devem ser anunciadas ainda nesta quarta-feira, dia 18 de junho, pelo prefeito Jos? Eduardo Ara?jo.

Verbas

Sobre bloqueio de verbas ? PJF depois da pris?o de Alberto Bejani, Ara?jo diz que vai conversar com os respons?veis pela libera??o, como no caso da Caixa Econ?mica Federal (CEF).

No dia 23 de maio, a Caixa que autorizou o Munic?pio a contratar um financiamento junto ? Caixa Econ?mica Federal para o Programa de Recupera??o Ambiental do Rio Paraibuna, no dia 23 de maio. Ara?jo lembra que, neste caso, a prefeitura precisa entrar com uma contrapartida de 40% do valor, cerca de R$ 28 milh?es. "Que n?o temos como bancar".

Obras em andamento

Foto de Florival Xavier de perfil Quanto ao Gin?sio Poliesportivo de Juiz de Fora, que ainda n?o ficou pronto, o prefeito diz que vai propor que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) seja parceira. "Para o munic?pio e a UFJF usarem. Vamos propor que seja feito um terceiro p?rtico para a Universidade nas proximidades da Embrapa".

Ara?jo enfatiza que ver? como v?o ficar as obras em andamento, como a do Restaurante Popular. "N?o podemos criar mais despesas", alerta, lembrando que se fizer cortes de gastos no munic?pio, por ?ltimo, ser? na folha de pagamento da PJF.

Passagem de ?nibus

Ao ser questionado sobre a passagem de ?nibus, Ara?jo diz que esta decis?o cabe ao Procurador Geral do Munic?pio, lembrando que a Justi?a decretou que o valor ficasse em R$ 1,75 (leia a nota). "N?o posso mudar o pre?o, mas quero saber como essa concess?o foi dada. A C?mara Municipal legisla, mas existe um Conselho, no qual alguns vereadores fazem parte, que determina o aumento da passagem".

Corrup??o

O novo prefeito de Juiz de Fora diz que a cidade foi enlameada e que n?o s? os corruptos, mas tamb?m os corruptores devem ser punidos. "Eu n?o aceito qualquer deslize. Eu n?o vou chamar a Pol?cia Federal, eu mesmo vou denunciar".

Logomarca da PJF

Segundo o prefeito, a logomarca do prefeitura de Juiz de Fora vai ser reformulada, tendo somente o bras?o da PJF e a bandeira do munic?pio.