Quinta-feira, 14 de maio de 2009, atualizada às 13h

Operação tenta coibir o comércio irregular no Centro de Juiz de Fora

Daniele Gruppi
Repórter

Uma força-tarefa do Departamento de Fiscalização da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (PJF), Guarda Municipal e Polícia Militar (PM) está em ação nesta quinta-feira, 14 de maio, no Centro da cidade para coibir o comércio irregular de ambulantes.

Segundo a chefe do Departamento de Fiscalização, Rita Guedes, a operação foi desencadeada em consequência da agressão a dois fiscais na última quarta, 13, quando realizavam o trabalho de fiscalização. Os agressores foram levados para delegacia, onde prestaram depoimentos e depois foram liberados.

Ao todo, são 50 fiscais e 14 guardas, além da PM, atuando na Batista de Oliveira, Halfeld, Marechal Deodoro, Mister Moore, Santa Rita, Braz Bernardino e avenida Getúlio Vargas (ver mapa). "Estamos fazendo uma operação presença para mostrar o poder público. Não podemos deixar que o comércio irregular tome conta das ruas de Juiz de Fora."

Mesmo com a presença ostensiva dos fiscais e guardas, o portal ACESSA.com passou por algumas vias e pôde perceber que os ambulantes irregulares tentavam vender os produtos. Conforme o guarda municipal Erick Azevedo, os camelôs sem licença insistem em atuar. "A dificuldade em inibir a ação dessas pessoas existe, porque a população é conivente, já que compra os produtos."

O portal flagrou um momento de apreensão de mercadorias (foto acima). Houve resistência para entregá-las. Rita afirma que o clima é de tensão.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes