Terça-feira, 25 de janeiro de 2011, atualizada às11h20

Artesã reutiliza materiais que iriam para o lixo para confeccionar roupas, bolsas e sapatos

*Eliza Granadeiro
Colaboração

A artesã Ângela Villela utiliza diversos tipos de materiais que originalmente seriam descartados e iriam para o lixo para confeccionar variadas peças para o uso diário. São bolsas, vestidos, sacolas, porta-trecos e tudo que a imaginação permitir criar. "Com a reutilização desses materiais, consigo reduzir mais de 80% o lixo da minha própria casa", afirma a artesã.

Com o trabalho usando artigos reutilizados, Ângela teve a iniciativa de promover um desfile para mostrar diversas peças confeccionadas por ela. "Tive a ideia do desfile para mostrar às pessoas que nem tudo o que vai para a lata de lixo é realmente descartável", explica. O desfile ocorre no dia 4 de março, sexta-feira, a partir das 19h. O local do evento ainda não foi confirmado, mas, segundo Ângela, a entrada, provavelmente, será gratuita.

As modelos que desfilarão são estudantes de moda e áreas afins da cidade. No dia do evento, alguns stands estarão montados para a exibição e venda dos produtos produzidos. A artesã explica que, para o desfile, a intenção é confeccionar peças que as pessoas possam usar no cotidiano, que além de serem ecologicamente corretas, sejam, também, bonitas. Algumas das peças serão bolsas feitas com CDs, sacolas de supermercado, de lacre de latinha de refrigerantes e blusas confeccionadas com fuxico que reutilizam retalhos de outras roupas.

"Eu procuro usar todo tipo de material para fazer as peças. Já fiz até bolsa usando cartão telefônico. Acho que a sociedade precisa conhecer os benefícios da reciclagem e que as escolas deveriam incluir esse tema no currículo", afirma.

Ângela fala ainda que algumas peças dão muito trabalho para serem produzidas. "Um vestido de lacre de latinhas demora mais de nove horas para ser produzido e precisa de cerca de 1.300 lacres." Dependendo do tipo de linha usada para fazer a peça, o vestido pode custar de R$ 220** a R$ 340**. A artesã explica que há artigos com preços variados que podem satisfazer diversos gostos dos clientes.

*Eliza Granadeiro é estudante do 6° período de Comunicação Social da UFJF

**Os preços foram pesquisados em janeiro de 2011

Os são revisados por Thaísa Hosken