Porta-treco confeccionado com revista velha contribui para preservar meio ambienteRevista que teria o lixo como destino vira objeto, que pode ter várias utilidades, como guardar cartões e bijuterias. A artesã Ângela Villela ensina como fazer a peça

Aline Furtado
Repórter
15/10/2010
Porta-treco

Que tal aprender a produzir uma caixa porta-treco, que pode servir para guardar miudezas, como cartões, papel e bijuterias? A confecção é simples e rápida, além de ter custo quase zero.

E mais, como lembra a artesã Ângela Villela, o processo auxilia na proteção ao meio ambiente. "É uma forma de preservar o meio ambiente, já que o destino do material usado, folha de revista, seria o lixo."

As embalagens podem ser usadas, inclusive, para acondicionar presentes, garantindo um ar de exclusividade ao pacote. As caixas podem ser feitas de tamanhos variados, dependendo do tamanho da folha usada.

Passo a passo

Para fazer a caixa, você vai precisar apenas da capa junto com a contracapa de uma revista e de uma tesoura. Comece dobrando um dos lados diagonalmente. Será formado um quadrado, o qual, dobrado também na diagonal, forma um triângulo. A parte que sobrou deve ser recortada.

Vinque o quadrado, unindo as pontas opostas. Abra o quadrado e dobre cada ponta até o centro. O quadrado de pontas viradas para dentro deve ter duas laterais opostas dobradas no mesmo sentido, ficando as pontas na direção do centro. 

Corte os quadrados vincados nas laterais dobradas. Monte a caixa, passando as pontas por dentro das laterais. "Não é necessário usar cola. É muito fácil, até criança pode fazer", ensina Ângela. A tampa da caixa é feita da mesma forma, bastando encaixá-la sobre a parte inferior.

 

Os textos são revisados por Thaísa Hosken