Prefeito assina mensagem para criação da Secretaria de Meio Ambiente

Antes da assinatura, Custódio Mattos fez um balanço das ações ligadas ao meio ambiente durante a sua administração

Thiago Stephan
Repórter
4/6/2012
Assinatura de mensagem

Juiz de Fora terá, em breve, a Secretaria de Meio Ambiente. Nesta segunda-feira, 4 de junho, durante a abertura da programação da semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, no Anfiteatro João Carriço, o prefeito Custódio Mattos assinou mensagem de lei a ser enviada à Câmara Municipal, transformando a Agência de Gestão Ambiental (Agenda JF) em secretaria. Na oportunidade, o prefeito fez um balanço das ações relacionadas ao meio ambiente durante a atual administração.

Sobre a criação da Secretaria de Meio Ambiente, o prefeito disse que "encomendou" ao atual superintendente da Agenda JF, Alexandre Carneiro, que realizasse uma proposta para a mudança, o que foi aprovado pelos órgãos técnicos da Prefeitura. Após a mensagem receber o aval da Câmara, a nova secretaria será criada, já com novas atribuições. "Ficará também com a responsabilidade de administrar parques e jardins, o que era executado pela Empav [Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização]". A Secretaria de Meio Ambiente funcionará no mesmo local onde hoje está instalada a Agenda JF, na avenida Rio Branco, 1843.

"Qualquer pessoa com um mínimo de consciência tem que ter sensibilidade para o meio ambiente. Tudo relacionado a este tema é urgente. Estamos muito atentos", afirma o prefeito. Em relação à situação de Juiz de Fora, no que diz respeito ao meio ambiente, Custódio Mattos disse que foram dados passos importantes nestes quatro anos em que está à frente da Prefeitura, mas é preciso avançar mais, como em relação à coleta seletiva, o que considerou como dívida e problema de difícil solução, já que praticamente duplica o preço da coleta de lixo. Disse também que foram realizados esforços para que os próprios catadores de papel façam a coleta.

Outro ponto que a atual administração ficou devendo, segundo Mattos, é em relação à coleta dos resíduos sólidos da construção civil, o que ele afirma já estar equacionado. São cerca de 400 toneladas de entulho lançadas diariamente nas ruas e bota-foras irregulares. "Conseguimos financiamento junto ao BDMG [Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais] para projeto de instalação de usina de reciclagem desse material no Salvaterra, e nove pontos de coleta distribuídos na cidade. Ninguém mais terá desculpa para destinar irregularmente estes materiais", explica o prefeito.

Em relação à despoluição do Rio Paraibuna, Mattos expôs que a licitação já foi feita e a empresa vencedora contratada. "A Caixa está fazendo a revisão da planilha vencedora e, nas próximas semanas, devem ter início as obras", afirma.

Entre os principais avanços que o município teve sob sua administração, o prefeito afirmou que dentro de 20 dias haverá a inauguração do sistema de Chapéu D'Uvas, o que resolverá o problema de abastecimento de água na cidade pelos próximos 40 anos, com investimentos da ordem de R$ 30 milhões. Em relação ao esgoto, revelou que apenas 9% é tratado, percentual considerado pequeno, mesmo quando comparado à realidade brasileira. "Acabamos de fazer a contratação da empresa para o tratamento do esgoto. Em dois anos e meio, vamos passar dos atuais 9% para cerca de 100%", garante.

Outro ponto de destaque da atual administração, segundo Mattos, é o aterro sanitário, considerado por ele um dos melhores do Brasil. Ele destacou também a criação do Plano Municipal de Saneamento, que já tem recursos e projeto preparado e, em breve, terá a ordem de serviço assinada. Disse também que a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA), juntamente com Empav e Demlurb, desenvolve projeto experimental para restos de podas e outros materiais orgânicos para preparação de adubo.

Por fim, enfatizou convênio com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o que permitiu o plantio de R$ 126 mil espécies de árvores em encostas.

Programação da Semana do Meio Ambiente

Nesta terça-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, das 9h às 17h, estandes da Agenda JF, Casa do Pequeno Jardineiro, Cesama, Corpo de Bombeiros, Demlurb, Guarda Municipal, Polícia Ambiental, Secretaria de Educação (SE) e Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) estarão na Praça Largo do Riachuelo. Serão oferecidas à comunidade mudas de plantas ornamentais, cartilhas sobre reflorestamento, além de sorteio de mudas de plantas frutíferas.

Na quarta-feira, 6, haverá caminhada com o Centro de Convivência do Idoso no Parque Mariano Procópio. Encerrando a programação, às 14h30, alunos dos cursos técnicos de meio ambiente farão caminhada ecológica na área de reflorestamento do Parque da Lajinha.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Prefeito assina mensagem para cria??o da Secretaria de Meio Ambiente