Sexta-feira, 24 de julho de 2009, atualizada às 19h07

Taxistas realizam manifestação nas ruas contra morte de colega

Clecius Campos
Repórter

Dezenas de taxistas manifestaram repúdio à violência cometida contra o colega de profissão Mauro Emílio Olimpio Moreira, de 28 anos, morto enquanto trabalhava no início da madrugada desta sexta-feira, dia 24 de julho. Os trabalhadores fizeram fila na avenida Rio Branco e buzinaram a fim de chamar a atenção da população para o crime. Fitas pretas foram amarradas nas antenas, em sinal de luto. De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Taxistas de Juiz de Fora, Adir Pereira dos Santos, a categoria está magoada por ter perdido um colega de profissão.

Mauro Emílio Olimpio Moreira foi encontrado morto no bairro Viña del Mar, a 50 metros da BR-040, na Zona Oeste da cidade. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), o autor do crime foi localizado no bairro Jardim Casablanca e confessou o assassinato. O crime foi caracterizado como latrocínio, homicídio com objetivo de roubo. Um telefone celular foi tirado do taxista. Mauro Emílio trabalhava no ponto número 28, no bairro Paineiras.

Por volta de meia-noite desta sexta-feira, 24, o taxista teria atendido a uma solicitação de corrida no Autoposto Aeroporto, próximo ao Parque da Lajinha, no bairro Salvaterra. Perto das 6 horas, o corpo foi encontrado por um servente que passava pelo local do crime. A testemunha relatou à PM que a vítima estava deitada no banco traseiro do veículo que dirigia e apresentava sinais de enforcamento. A perícia esteve no local e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para autópsia.

De acordo com depoimento do suspeito à Polícia Civil, o serviço foi solicitado no bairro São Pedro, sem destino definido. Ao perceber que o taxista desviava da rota, uma briga entre motorista e passageiro teria sido iniciada, o que, na versão do suspeito, causou a morte do trabalhador. O suspeito teria então roubado o celular e documentos da vítima. Os documentos foram jogados numa mata próxima e o celular vendido ao um adolescente de 16 anos. O menor também foi encontrado e levado à delegacia da Polícia Civil. Até o fechamento desta nota, o flagrante ainda não havia sido terminado e os suspeitos ainda estavam sendo ouvidos.

Taxistas vão pedir aumento da Operação Para Pedro

O vice-presidente do Sindicato dos Taxistas de Juiz de Fora, Adir Pereira dos Santos, lamenta o acontecimento e afirma que crimes dessa natureza não são comuns na cidade. "São muitos os assaltos, mas assassinatos são poucos." Segundo Santos, é importante que os taxistas recorram a postos policiais para fazer a identificação do passageiro. "Existe uma lei municipal que autoriza o trabalhador a solicitar esse tipo de serviço."

Santos afirma que representantes do sindicato irão reunir-se com a Polícia Militar (PM) a fim de pedir a intensificação da Operação Para Pedro, que aborda os veículos em serviço e faz a identificação de motoristas e passageiros.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes