Arrombamentos na cidade diminuem em relação a 2008Nos sete primeiros meses de 2009, aconteceram cerca de 20 crimes do tipo a menos na cidade. Levantamento da PM leva em conta quatro variáveis

Clecius Campos
Repórter
2/9/2009

O número de arrombamentos seguidos de furto realizados em supermercados, mercearias, prédios comerciais (lojas), escolas públicas e padarias, nos sete primeiros meses de 2009, diminuiu aproximadamente 16% em Juiz de Fora, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o assessor de comunicação organizacional da 4ª Região da Polícia Militar (PM), Sérgio Lara, a redução é resultado do combate a esse tipo de crime a lojas e a escolas públicas.

"Nossos dados apontavam que o número de arrombamentos nesses estabelecimentos era grande em 2008. Então, a PM intensificou as ações nesses locais, acompanhando os resultados." As ocorrências em prédios comerciais diminuíram cerca de 50% em relação ao ano passado. Já o crime em escolas públicas teve queda de quase 22%.

Em contrapartida, os números apontam que os novos alvos de arrombamentos na cidade são mercados, mercearias e padarias. Nesses três tipos de estabelecimento comercial o número de crimes aumentou quase 100% em comparação aos sete primeiros meses de 2008. De acordo com Lara, o motivo do crescimento é a mudança de foco dos criminosos, motivada pelas ações pontuais da PM em outros setores. Até julho deste ano, a maioria dos crimes aconteceu no Centro da cidade e em bairros da Região Leste, como Vitorino Braga, Linhares e Nossa Senhora de Lourdes (ver tabela).

Bairros com maior número de arrombamentos
Bairros Padarias Supermercado ou mercearia Prédio comercial Escola pública Total
Centro 1 5 6
-
12
Vitorino Braga 1 2
3
2
8
Linhares - 3 -
-
3
N. S. de Loudes - -
-
3
3
Mariano Procópio - -
3
-
3
Marumbi - 2
-
-
2
Progresso - 2
-
-
2
Fábrica - 2
-
-
2
Francisco Bernardino - -
2
-
2
São Mateus - -
2
-
2
Benfica - -
-
2
2
Bom Jardim
- -
-
2
2
Borboleta
- -
-
2
2
Santa Terezinha - -
-
2
2
Teixeiras
- -
-
2
2
Formas de evitar arrombamentos

Segundo Lara, uma forma de evitar os crimes é dificultar o acesso aos estabelecimentos, equipando com grades janelas e basculantes e passagens por marquises. A instalação de câmeras de monitoramento interno e sensores de alarmes pode intimidar a ação de bandidos. "Além disso, o ideal é não manter grande quantidade de dinheiro na loja. Se for preciso, use cofres."

O vendedor de uma loja de persianas na cidade, Marcelo Ribeiro, afirma que o local conta com vários sensores, inclusive na sobreloja, instalados nas portas e janelas da frente e dos fundos. "Há dois anos implantamos o sistema de segurança e não tivemos mais problemas. A loja já apareceu uma vez com um vidro quebrado, mas nada foi roubado."

A gerente de um salão de beleza, Adriana Toledo, resolveu instalar o sistema por precaução. "É uma garantia. Nunca ocorreu nada conosco, mas não sabemos quando pode acontecer. Melhor ficar prevenido."

O sistema de alarme e câmeras instalado em um restaurante no Centro da cidade não foi suficiente para conter a ação dos bandidos, que arrombaram o local pela segunda vez, no último dia 16 de agosto. De acordo com a gerente do estabelecimento, Julcilene Matos, o sensor que fica no caixa não estava funcionando e o sistema de filmagem foi desativado devido a um pique de luz que aconteceu na véspera.

Julcilene providenciou o conserto do aparelho próximo ao caixa. Um novo sensor será instalado na entrada do depósito, que passa por reformas. "A aparelhagem precisava de manutenção há algum tempo, mas como nada acontecia, acabamos deixando para depois, até que o crime aconteceu."

Os bandidos levaram R$ 87 em dinheiro e um celular, que estavam na gaveta do caixa. A porta de entrada do local não tinha sinais de arrombamento. "Por isso acreditamos que o criminoso tenha entrado pelo depósito, que fica na parte de cima. Lá existe uma comunicação com as lojas que ficam ao lado do restaurante."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes