Pol?cia Militar inaugura Centro de Registro de Ocorrência Policial

Por

Pol?cia Militar inaugura Centro de Registro de Ocorr?ncia Policial
Quarta-feira, 10 de outubro de 2012, atualizada às 11h35

Polícia Militar inaugura Centro de Registro de Ocorrência Policial em shopping

Lorranna Medeiros
*Colaboração

Em ação pioneira em Minas Gerais, a 4ª Região da Polícia Militar (4ª RPM) inaugurou na manhã desta quarta-feira, 10 de outubro, o Centro de Registro de Ocorrência Policial (CROP) no 3º andar do Santa Cruz Shopping, que fica localizado na rua Jarbas de Lery Santos, 1655.

Segundo a assessoria da PM, o CROP tem o objetivo de oferecer mais conforto e acessibilidade à população, "por estar em uma região mais central e de uma quantidade considerável de ocorrências também".

Para o administrador do shopping, Luciano Rodrigues Sobrinho, a prestação de serviço dentro do estabelecimento é de grande valia. "Nós estamos sedendo o local e eles a segurança não só para as pessoas que aqui frequentam para fazer compras, como para todos que passam por esta região. Também pensamos que agora os conflitos entre gangues vá diminuir." Para ele, "agora as pessoas se sentirão mais seguras aqui e fora também. É isso que queremos proporcionar aos consumidores, a paz".

A concretização do CROP no shopping , de acordo com a assessoria da PM, surgiu após 4 meses de estudos para averiguar qual seria a melhor locação. O major responsável pelo novo serviço e chefe do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), Jeferson Ulisses Pires, afirmou que um dos objetivos do CROP será desafogar os outros postos. "Nós vamos fazer ocorrências aqui, atender a população de modo mais confortável, sem muita espera, lembrando que esta é uma região de melhor acesso para as pessoas. Nossas viaturas também poderão ser enviadas aos locais que realmente necessitam."

Prestação de serviço

A Polícia Militar fez um levantamento de ocorrências no período de janeiro a julho deste ano. Confira o ranking.

  • Averiguação de pessoas: 5.460;
  • Extravio de documentos: 4.840;
  • Ameaças: 4.293;
  • Atrito verbal: 2.799;
  • Lesão corporal: 1.852.

Todas as ocorrências citadas, dentre outras, poderão ser registradas no CROP. O coronel e comandante da 4ª RPM, Ronaldo Nazareth, afirmou que esse empreendimento visa proporcionar melhor atendimento à população. "Será uma prestação de serviço a mais para a população de Juiz de Fora e região. Um outro lugar para se registrar ocorrências e receber a ajuda da PM. Também procuramos aprimorar o serviço prestado com ações mais eficazes e manter a ordem pública."

Segundo o major, daqui a seis meses serão realizados pesquisas e estudos para verificar como está o funcionamento do CROP. "Nós queremos que dê certo, que a população se sinta mais segura com esse novo 'posto' e que os resultados sejam efetivos e positivos. Por tanto, vamos ver daqui a um tempo como anda a aceitação do novo serviço".

Funcionamento

O Centro de Registro de Ocorrência Policial, foi planejado para atender de segunda a sexta-feira, das 9h as 21h, e aos sábados, de 9h às 15h, com efetivo de seis policiais por turno. O posto policial da avenida Getúlio Vargas e da Praça dos Três Poderes continuam funcionando normalmente.

*Lorranna Medeiros é estudante do 7º período de Jornalismo do CES