Sexta-feira, dia 07 de dezembro de 2007, atualizada ?s 16h47

Balan?o da secretaria de Agropecu?ria e Abastecimento mostra quais foram os alimentos mais apreendidos durante o ano


Priscila Magalh?es
Rep?rter

De janeiro at? o ?ltimo dia 04 de dezembro, os fiscais da Secretaria de Agropecu?ria e Abastecimento (SAA), juntamente com a 3? Companhia de Miss?es Especiais, apreendeu mais de 12 mil quilos de alimentos vendidos de forma irregular na cidade, al?m de 12 mil 800 litros de cacha?a, produto que lidera a lista de maior quantidade apreendida. Os produtos tinham data de validade vencida, estavam deteriorados e n?o tinham o registro de inspe??o.

Depois v?m os derivados do leite, com 5.300 quilos, carnes, com 3.800 quilos e produtos empacotados de diversos tipos, que somam 2.950 quilos. Al?m disso, 15 mil abacaxis foram apreendidos por estarem sendo comercializados em condi?es irregulares.

A maioria das apreens?es ? feita no com?rcio e na estrada, antes que os alimentos cheguem ? cidade, diz o diretor de Informa?es e Promo??o Rural da SAA, Ign?cio Casta?on. Segundo ele, o n?mero de apreens?es n?o ? considerado alto. "Consideramos que estes n?meros est?o dentro dos padr?es, sem excessos, considerando os outros anos", diz.

Para o ano que vem, n?o deve haver uma mudan?a significativa no n?mero de fiscaliza?es. "N?s n?o fazemos uma perspectiva para o ano, porque estas fiscaliza?es s?o cont?nuas. O que faz aumentar o n?mero s?o as den?ncias ou a maior incid?ncia na apreens?o de determinado produto. Quando se torna muito comum, n?s intensificamos", explica Ign?cio.

Para o Natal
A opera??o Natal Saud?vel j? teve in?cio e os fiscais v?o trabalhar para assegurar que os alimentos t?picos dessa ?poca n?o sejam vendidos de foram irregular. "A opera??o ? intensificada nessa ?poca do ano por causa do fluxo maior no com?rcio. Os comerciantes colocam pontos na cidade de forma incorreta, sem alvar?, nota fiscal e sem higiene".

A opera??o vai come?ar pelo centro e depois se estende aos bairros. Os consumidores podem denunciar pelo 156.