Quinta-feira, 29 de outubro de 2009, atualizada às 16h32

Movimento nas estradas deve subir até 25% durante o feriado prolongado de Finados

Clecius Campos
Repórter

A partir desta sexta-feira, 30 de outubro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensifica o policiamento em pontos críticos das rodovias que cortam Juiz de Fora e região, devido ao feriado de Finados. De acordo com o inspetor Wallace Wischanski, a previsão é de aumento de 20% a 25% no movimento nas estradas durante o período.

"A estimativa se deve ao fato de termos tido um feriado recentemente e de estarmos nos aproximando das festas de fim de ano. A previsão de chuvas e o feriado religioso devem manter as pessoas em suas cidades."

A PRF vai fiscalizar os excessos de velocidade, as ultrapassagens não permitidas e o uso de bebidas alcoólicas em blitze ostensivas. O porte de documentação e a presença de equipamentos obrigatórios também serão verificados. Nas blitze educativas, serão dadas orientações aos motoristas quanto aos riscos de viajar com chuva. "A pista molhada constitui em mais um risco para o condutor. É importante que a velocidade seja reduzida e que os faróis estejam ligados."

A 4ª Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito (4ª Cia PM Ind MAT) intensifica as atividades nos 1.696,3 quilômetros de malha viária e parques estaduais. A operação contará com 180 homens e 40 viaturas, da próxima sexta-feira, 30 de outubro, até a terça-feira, 3 de novembro.

Entre as atividades estão blitze preventivas e repressivas, ocupação de pontos estratégicos, verificação dos documentos dos veículos e dos condutores, prevenção e combate ao transporte clandestino de passageiros. O uso obrigatório do cinto de segurança, o cumprimento das regras de trânsito, o excesso de velocidade e o uso excessivo de bebidas alcoólicas também serão observados. Os policiais vão utilizar radares e etilômetros na operação.

A 4ª Cia Ind Mat vai fiscalizar infrações contra a natureza, promovendo durante o período o combate ao tráfico de animais silvestres, prevenção à caça ilegal e à pesca predatória, patrulhamento aquático e vistoria em área de camping.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes