JF Hoje

Por

Saltando alto
Gin?stica de Trampolim de Juiz de Fora comemora bons resultados
e recebe Brasileiro em 2006, com a presen?a de Daniele Hip?lito

Ricardo corr?a
Rep?rter
21/12/2005

Leia sobre a gin?stica de trampolim em Juiz de Fora e d? a sua opini?o sobre o sucesso deste esporte na cidade. Clique nos ?cones ao lado!

O professor D?ber Zambelli, t?cnico da Sele??o Brasileira de Gin?stica de Trampolim, e t?cnico das equipes do Instituto Vianna J?nior e da Escola Estadual Jos? Eutr?pio n?o tem do que reclamar: se 2006 for como em 2005, ele vai ver seus atletas subir muitas vezes nos p?dios da gin?stica. E mesmo que n?o subam, motivo para apostar no ano de 2006 n?o faltam: isso porque Juiz de Fora vai sediar o "Campeonato Brasileiro de Gin?stica de Trampolim", recebendo estrelas como Daniele Hip?lito, a pequena not?vel do esporte, e Samanta Zeferino, atual campe? mundial de duplo mini trampolim. A disputa ser? entre os dias 20 e 23 de julho.

A conquista do direito de sediar o campeonato pela terceira vez (as outras foram em 2002 e 2004) ? uma prova de que o trabalho feito tanto nessas duas equipes de D?ber, quanto em outras, como na Academia Recrear, ou na que ? comandada por seu irm?o Wanderson Zambelli no Col?gio Academia est?o dando resultados para os cerca de 400 atletas que praticam o esporte na cidade. Ao fazer um balan?o das conquistas de 2005, D?ber Zambelli encontrou bons motivos para sorrir.

No Vianna J?nior, os atletas faturaram 90 medalhas e 18 t?tulos durante o ano, incluindo os de Campe?o Escolar, campe?o Mineiro por Equipe na Categoria Infantil Masculino, em Belo Horizonte, e vice-campe?o Mineiro na Categoria Pr?-infantil feminina, em Ouro Preto. Resultados que classificaram tr?s atletas para o Mundial disputado na Holanda. Na foto acima, da direita para a esquerda, os pequenos J?lio Nascimento, que terminou como o 34? colocado no aparelho duplo mini trampolim; Marina Borges, 26? colocada no tumbling e melhor brasileira na categoria infantil feminina; e Rafael Barbosa, 22? no tumbling e melhor brasilerio da categoria infantil masculina. Al?m deles, Juiz de Fora tamb?m enviou D?ber Zambelli, que atuou como um dos nove t?cnicos convocados para integrar o grupo brasileiro que esteve em Eindhoven.

Depois de voltar do Mundial, Rafael Barbosa ainda ajudou, ao lado de Marcel Leal, na conquista do bicampeonato da Copa Melhores do Ano, em Betim. Os dois conquistaram as medalhas de ouro nos tr?s aparelhos: mini-tampolim, duplo mini-trampolim e tumbling.

Os bons resultados de Rafael Barbosa enchem os olhos de D?ber, que agora quer levar o garoto para o Campeonato Indo-Pac?fio, em Pret?ria, na ?frica do Sul.

"Vamos tentar porque esses resultados no Mundial, tendo conquistado as melhores coloca?es do Brasil em nossa primeira experi?ncia deixa a gente orgulhoso. Ent?o vou tentar levar o rafael para o Indo-Pac?fico. S?o menos pa?ses em disputa, temos mais chances", diz D?ber, ressaltando que no Mundial foram 43 pa?ses e no Indo-Pac?fico s?o oito". D?ber Zambelli tamb?m comemora os resultados obtidos na Escola Estadual Jos? Eutr?pio, a ?nica de Juiz de Fora a ter o esporte especializado. No ano, foram 67 medalhas e 10 t?tulos.

Ele explica que os atletas v?m se destacando no circuito mineiro. A equipe foi campe? Escolar na Categoria Pr?-Infantil masculino, o vice-campe? do Mineiro na Categoria Pr?-infantil masculino e ainda disputou a Copa Melhores do Ano, com destaque para o atleta Carlos Jean, que levou nota 10 no salto de mini trampolim.

O que voc? pensa sobre o sucesso da gin?stica de trampolim em Juiz de Fora? Para participar envie um e-mail para redacao@acessa.com