Quinta-feira, 18 de março de 2010, atualizada às 17h50

Estudo vai atualizar dados de fluxo de veículos no Centro de Juiz de Fora

Clecius Campos
Repórter

Um estudo para contabilizar o fluxo de veículos nas vias centrais de Juiz de Fora começará a ser realizado em abril deste ano. Segundo o subsecretário de Mobilidade Urbana da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), Carlos Eduardo Meurer, os dados coletados pela chamada contagem volumétrica classificada irão atualizar o panorama de tráfego na cidade.

"A última pesquisa do tipo foi realizada há oito anos. Para avaliar as condições de trânsito hoje, é preciso buscar mecanismos técnicos, que vão permitir a proposição de soluções pela melhoria da fluidez e da segurança na cidade." O estudo vai contabilizar o número de ônibus, caminhões, motos e veículos de passeio nos principais corredores e nas intersecções semafóricas da região central.

Trabalhando em três turnos diferentes, 75 pesquisadores devem finalizar o estudo em outubro deste ano. Os trabalhos ocorrerão nas terças, quartas, quintas-feiras, dias considerados de trânsito típico pela Settra. Os pesquisadores trabalharão das 6h às 20h, analisando as várias alterações temporais na demanda do tráfego. O estudo vai possibilitar a comparação dessas demandas com a capacidade que cada via oferece e dar suporte para as alterações nos cálculos de tempo de abertura e fechamento de semáforos. Segundo a Settra, a pesquisa auxiliará ainda na elaboração das obras viárias, previstas no Plano Plurianual (PPA).

A Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ficará por conta do estudo.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Enquete
Em que local o fluxo de veículos é mais intenso?





Ver resultado