Servidores rejeitam mais uma proposta do Executivo Trabalhadores decidiram manter a paralisação e lutar por recomposição das perdas salariais em curto período de tempo

Aline Furtado
Repórter
25/5/2010

Depois de horas de reunião, contabilizadas em dois encontros de negociação, servidores públicos municipais de Juiz de Fora decidiram, nesta terça-feira, 25 de maio, dar continuidade à paralisação, iniciada na última quinta-feira, dia 20.

Na manhã desta terça-feira, a Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), formada pelos vereadores Flávio Checker (PT), Ana Rossignoli (PDT) e Rodrigo Mattos (PSDB), se reuniu com o secretário de Administração e Recursos Humanos (SAHR), Vítor Valverde, e representantes da Secretaria de Fazenda.

Durante o encontro a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) apresentou a proposta de pagamento aos servidores das perdas inflacionárias de anos anteriores, equivalentes de 4%, em 30 meses, além de reafirmar que o reajuste a ser oferecido é de 7%. A proposta foi rejeitada pelo Fórum Sindical, composto por representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Juiz de Fora (Sinserpu), Sindicato dos Professores (Sinpro), Sindicato dos Engenheiros (Senge) e Sindicato dos Médicos.

No período da tarde, o Executivo se reuniu com representantes dos sindicatos, oferecendo o pagamento dos 4% em 16 parcelas. A proposta também foi rejeitada pelas categorias, que, em assembleia, definiram que o pagamento das perdas salariais deverá ser feito em prazo menor. "Além disso, queremos incluir na discussão o mínimo de dois pontos referentes às reivindicações individuais de cada uma das categorias. Só negociamos se não houver corte de ponto. Não aceitamos nada que implique no desconto", defendeu o presidente do Sinpro, Flávio Bitarello. Os sindicatos impetraram mandado de segurança contra a decisão da PJF de descontar em folha os dias não trabalhados.

Para o presidente do Sinserpu, Cosme Nogueira, a manifestação dos trabalhadores deve continuar. "Se tiver servidor recebendo salário inferior ao mínimo, precisamos dar continuidade ao movimento. Após a assembleia desta terça-feira, os servidores saíram em passeata pelas ruas centrais da cidade, seguindo até a CMJF. A categoria agendou nova assembleia para a próxima quarta-feira, dia 26, às 16h na Praça da Estação.

Servidores Servidores
Balanço

Segundo balanço divulgado pela PJF referente à paralisação desta terça-feira, 70% dos servidores da Empresa Municipal da Pavimentação e Urbanização (Empav) aderiram à paralisação. Na Secretaria de Obras (SO), o índice de adesão foi de 60%; na Educação, 74%; na Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra), 20% do quadro administrativo; na Secretaria de Atividades Urbanas, 18% dos servidores aderiram ao movimento. Na Saúde, 21 Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) paralisaram totalmente as atividades. Com relação à coleta de lixo, durante a manhã, 20 caminhões e outros dois veículos saíram às ruas.