Quarta-feira, 23 de junho de 2010, atualizada às 18h57

Definidas empresas para realizar obras viárias, que têm início na próxima semana

Carolina Gomes
Repórter

Foi divulgado nesta quarta-feira, 23 de junho, o resultado das licitações nas quais foram escolhidas as empresas que executarão as obras viárias no município. A concorrência pelo menor preço foi vencida pelo Consórcio Bandeirantes Zag – formado pela Engenharia e Comércio Bandeirantes, de São Carlos (SP) e a Construtora Zag Ltda., de Belo Horizonte, Minas Gerais – e pela SPA Engenharia, Indústria e Comércio Ltda, também de Belo Horizonte.

Segundo o Secretário de Obras, Jefferson Rodrigues Júnior, as obras terão início na próxima semana, antes do início do período eleitoral, que começa no dia 3 de julho. Ainda segundo o secretário, o contrato com o Consórcio Bandeirantes Zag já foi assinado, faltando apenas a assinatura do contrato com a SPA Engenharia, Indústria e Comércio Ltda., o que deve ocorrer até esta sexta-feira, 25.

A previsão de término das obras é de 30 meses, de acordo com o cronograma de liberação de verba do governo estadual. Para o início das obras neste ano, foram liberados R$ 15 milhões. No início, as obras serão fiscalizadas por funcionários da Prefeitura, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mais tarde, devido ao aumento no volume de obras, será aberta uma licitação para contratação de uma empresa de gerenciamento.

Mudanças na região Central

Dentre as obras a serem executadas estão a melhoria de infraestrutura viária e a reestruturação urbano-viária. Essas obras fazem parte do projeto Nova Juiz de Fora e os investimentos giram em torno de R$ 74 milhões.

Jefferson ressalta a importância das obras, principalmente no centro da cidade. "A região central sofrerá uma mudança muito importante. Serão realizadas melhorias na condição de tráfego, tanto de veículos, quanto de pedestres."

O Consórcio Bandeirantes Zag ficará responsável pelas obras de melhoria de infraestrutura. Serão executados serviços de reurbanização, pavimentação, paisagismo e iluminação de vias públicas, como nas avenidas dos Andradas, Barão do Rio Branco, Getúlio Vargas e Independência.

Para execução das obras de reestruturação urbano-viária a empresa escolhida, dentre as 21 concorrentes, foi a SPA Engenharia, Indústria e Comércio Ltda., que terá a seu encargo a construção de um mergulhão, ponte e os respectivos acessos à Praça dos Poderes (Terreirão do Samba), novos acessos a bairros e loteamentos, como o Milho Branco, Parque das Águas e Nova Germânia, incluindo a revitalização das avenidas Ibitiguaia e Santa Luzia, com uma ponte na altura da rua Água Limpa, drenagem e contenção em diversas áreas do município, entre eles o bairro Santa Tereza.



Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!