Sexta-feira, 22 de outubro de 2010, atualizada às 18h43

Reivindicações dos agentes comunitários da ESF serão analisadas pelo Executivo

Aline Furtado
Repórter

Durante o encontro que reuniu representantes dos agentes comunitários da Estratégia de Saúde da Família (ESF), o prefeito Custódio Mattos e membros da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH), realizado nesta sexta-feira, 22 de outubro, o chefe do Executivo garantiu analisar as reivindicações dos agentes.

A previsão é de que o retorno por parte dos representantes da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) seja dado na próxima quarta-feira, dia 27. "Percebemos que houve avanço. Temos esperança de que os problemas quanto à situação trabalhista dos 403 agentes sejam solucionados a partir desse encontro, visto que protocolamos todas as nossas demandas", destaca a coordenadora do Sindicato dos Agentes Comunitários da ESF e dos Agentes de Combate às Endemias, Marilza Fátima de Souza.

De acordo com a assessoria de comunicação da PJF, a intenção do Executivo é analisar cada proposta, verificando a legalidade das reivindicações. Com relação aos vales-transporte, que eram pagos aos profissionais e foram cortados pela Prefeitura, o prefeito se comprometeu a analisar caso a caso.

O benefício não era previsto para a categoria devido ao fato de o agente ser designado para atuar em sua própria comunidade. Entretanto, o pagamento do vale-transporte começou a ser feito para casos em que havia necessidade de deslocamentos a longas distâncias, passando, posteriormente, a ser feito a toda a categoria. "Não há como voltar atrás porque adquirimos esse direito. Por isso, esperamos sensibilidade durante as análises por parte da Prefeitura", ressalta Marilza.

Os agentes pretendem rever, junto ao Executivo, o processo de transição da Associação Municipal de Apoio Comunitário (AMAC) para a Secretaria de Saúde (SS). A intenção é garantir o emprego daqueles que passaram por processo seletivo, sem que seja necessário novo concurso. As demandas incluem, ainda, a análise das 33 demissões já realizadas e a paralisação do processo de demissão.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken