Terça-feira, 13 de julho de 2010, atualizada às 13h

Competição de helimodelismo traz campeão mundial de oito anos a JF

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Nos próximos sábado e domingo, 17 e 18 de julho, o juizforano amante do aeromodelismo já tem programação certa para curtir com a família. Será realizado a segunda edição do encontro Super Helis JF, uma competição de helimodelismo, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, das 8h às 18h. A entrada é franca e aproximadamente 60 pilotos irão exibir seus pequenos helicópteros em uma competição que reúne manobras radicais e ousadia.

Denominada Four Minutes (quatro minutos), as regras da prova são claras: o piloto deve cumprir manobras obrigatórias e de sua autoria por quatro minutos, ao som de uma música que ele próprio escolhe. Segundo um dos organizadores do evento, Guilherme Machado, o estilo é muito difundido nos Estados Unidos e segue uma linha similar ao nado sincronizado. "A competição será realizada dentro do campo e a plateia irá acompanhar da arquibancada. Esta organização nunca antes foi tentada", explica Machado.

Pilotos de várias partes do Brasil irão competir, com destaque para Eduardo Machado, um dos dez melhores do país. O evento traz como atração o campeão mundial da categoria Justin Jee, um norte americano de apenas oito anos de idade. No domingo, a comissão julgadora vai revelar os vencedores. Além da competição, o evento também traz estandes com simuladores de voo para o público, além de sorteio de brindes. A expectativa é de que nove mil pessoas acompanhe as apresentações.

"Teremos exibição de manobras e voos em escala, em que o piloto simula os movimentos de um helicóptero de verdade", acrescenta Machado. Ainda segundo ele, com os bons frutos do primeiro encontro, a expectativa é de que o evento se torne fixo no calendário da cidade e que no próximo ano, Juiz de Fora sedie uma das etapas do campeonato nacional. As inscrições para pilotos estão abertas e devem ser feitas através no site do evento.

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF