Bejani se defende em entrevista é imprensa e diz que vai provar a origem do dinheiro

Por

Sexta-feira, 25 de abril de 2008, atualizada ?s 18h24

Bejani se defende e diz que vai provar a origem do dinheiro. O prefeito acusa o INSS pelo desvio da verba do FPM



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Ap?s retomar o cargo na Prefeitura de Juiz de Fora, na ?ltima quinta-feira, 24 de abril, o prefeito Alberto Bejani afirmou que vai provar sua inoc?ncia. Em entrevista concedida ? TV Alterosa de Juiz de Fora, veiculada nesta sexta, 25 de abril, Bejani garantiu ainda que vai mostrar todos os documentos, comprovando que o dinheiro encontrado em sua casa ? legal.

A quantia de R$ 1,2 milh?es foi encontrada no ?ltimo dia 09 de abril, quando o prefeito foi preso, acusado de desvio de verbas do Fundo de Participa??o dos Munic?pios (FPM). "N?o fa?o isso agora, porque vai contra meus advogados. Eles acham que ainda n?o ? o momento. Na semana que vem vamos apresent?-los", ressalta na entrevista.

Segundo Bejani, sua pris?o n?o foi legal, j? que os tr?s primeiros dias, referentes ? Opera??o Pas?rgada, foram considerados ilegais para todos os prefeitos, e os outros 11 foram definidos dessa maneira pela alta corte do Tribunal de Justi?a de Minas (TJMG). "Foram cinco votos dos desembargadores do Tribunal dizendo que minha pris?o foi ilegal e que a arma deveria ser devolvida". Segundo Bejani, todas as cinco armas encontradas em sua casa foram levadas para a Pol?cia Federal.

Ele garante que n?o estava armado quando a pol?cia chegou em sua casa, por isso, a acusa??o de porte ilegal de armas n?o ? correta. "Eu n?o estava portando armas. Estava de posse delas". Bejani ainda garante que todas elas haviam sido levadas para registrar uma semana antes ? opera??o da PF, o que n?o foi poss?vel, porque uma pend?ncia, em seu nome, foi encontrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). "Ent?o, as armas foram devolvidas para que eu acabasse com a pend?ncia".

Bejani conta que, no dia da pris?o, abriu a porta de sua casa para a PF por livre e espont?nea vontade. "Fui acordado ?s 6h. O delegado foi muito educado e leu meus direitos. Ent?o, entrou na minha casa e permitiu que minha mulher, que ainda estava deitada, levasse meus filhos menores para outro quarto".

O prefeito garante que a responsabilidade pelo desvio da verba do FPM n?o ? dos prefeitos investigados, mas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). "O INSS diz que est?vamos roubando deles, mas eles ? que tiravam 3% a mais do munic?pio. N?s conseguimos brecar isso atrav?s da justi?a".

Sobre as condi?es da penitenci?ria Nelson Hungria, onde esteve preso por 14 dias, Bejani diz que quer conversar com o governador A?cio Neves. "Nem quem deve, precisa permanecer em um lugar desse. O preso tem que ser recuperado e n?o piorado". Segundo ele, as condi?es s?o p?ssimas. "Fiquei em uma cela onde n?o havia vaso sanit?rio, somente um buraco no fundo da cela", comentou.

Sobre sua poss?vel candidatura para a pr?xima elei??o Municipal ele disse: "N?o estou preocupado em elei??o. Meu futuro a Deus pertence."