Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 8/01/2016

Organize os ambientes da sua casa para 2016

As comemorações e festejos de fim de ano já terminaram e o ano novo chega com muitas novidades, expectativas e sonhos. Um novo ciclo determina ambientes organizados e cheios de energia renovada, para facilitar nossas vidas e contribuir para o bem estar. Uma "casa arrumada", eliminando os vestígios de Noel, é sinônimo de receber 2016 de braços abertos!

Novo tempo

Para organizar nossa rotina diária, enfrentar o dia a dia e começar a sonhar novamente, precisamos estabelecer metas, disponibilizar boas ações e praticá-las. Tudo começa dentro de casa, no coração de nossos lares. Se você pretende reformar, pintar, trocar o revestimento dos pisos e paredes, restaurar e repaginar seus móveis, tudo começa com uma boa organização em todo o interior de sua casa, para depois iniciar outras intenções e projetos.

Dicas: Não adianta iniciar qualquer obra ou reforma se sua casa está desorganizada. Começar 2016 com um local organizado, temos a sensação de leveza, que tudo fluirá levemente.
      
Salas

O primeiro foco é eliminar todos os enfeites natalinos. Caso precise, estabeleça um novo layout para sua sala, troque os sofás de lugares, tire os tapetes, simplifique os enfeites da mesa de centro. Mantenha a estrutura certa para a sua sala, como localização das poltronas, mesas laterais, tudo o que você gosta.

Jantar

Eliminar qualquer vestígio das festas, sem deixar nenhum arranjo natalino sobre a mesa de sua sala de jantar. É a hora de você remanejar os seus enfeites, trocá-los de lugar e guardar os temáticos que foram usados. Caso tenha colocado outras cadeiras em volta de sua mesa de jantar, devido aos hóspedes e convidados, é hora de voltar para o devido lugar de origem.

Dicas: Verifique se as suas luminárias ou lustres, até mesmo os pendentes, precisam de uma limpeza ou manutenção. Observe as lâmpadas, caso necessário, podem ser substituídas por novas. Mesas e cadeiras devem ser limpas de maneira adequada. Verifique o tecido do assento das cadeiras e observe, caso precise eliminar "manchas" indesejadas.

Quartos

Os quartos podem voltar a sua rotina normal, guardando aquele edredom ou colcha especial, que você usou. É verão, cores alegres, roupas de cama leve, travesseiros e almofadas sempre bem distribuídos para o convite ao descanso e relaxamento.

Dicas: Guarde os presentes que você ganhou de Natal no armário, acomode tudo para não deixar o seu quarto com uma aparência desorganizada. Caso tenha no quarto, uma mesa para trabalho, guarde as contas de início de ano em pastas especiais e gavetas. Nada de acumular papéis.

Cozinhas

A hora é de desocupar tudo o que foi deixado à mostra, em cima das bancadas para facilitar o uso durante às festas. Deixe somente o necessário, como eletrodomésticos, acessórios gourmets que já faziam parte de sua rotina gastronômica.

Dicas: Verifique se todos os equipamentos estão funcionando, bem limpos e aptos para serem usados novamente. Guarde os aparelhos de jantar, talheres, copos, taças, louças em geral, que não são usados diariamente. Caso alguma peça foi danificada, desapegue.

Home Office

A melhor hora é chegar no nosso escritório ou posto de trabalho, seja ele particular ou dividido para todos da família e tudo estar em ordem, organizado, para fazer nossas atividades prazerosamente. É dentro de nossos escritórios que partilhamos o conhecimento, interagimos com o mundo e recebemos todas as notícias, seja através das redes sociais, portais ou sites especializados. Mas para isso, ele precisa estar limpo, sem entulhos e muito organizado.

Dicas: Elimine blocos, anotações antigas, envelopes sem uso, canetas e afins, que já não servem mais. Mantenha computadores e notebook em capas protetoras ou "cases" especiais, para evitar poeira e luz em excesso.

Organizando os seus ambientes, de uma forma simples, tudo parece estar mais sobre o nosso controle, nosso domínio. Nada melhor do que planejar um novo ano, com tudo no seu devido lugar, onde a energia circula e o prazer de estar dentro de casa é sempre renovado!

As fotos abaixo ilustram alguns ambientes organizados. 


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - Organize os ambientes da sua casa para 2016