Segunda-feira, 13 de dezembro de 2010, atualizada às 16h29

Ventania de até 50 km/h de velocidade marca chuva desta tarde

Clecius Campos
Repórter

Foto da chuva
A chuva de uma hora ocorrida na tarde desta segunda-feira, 13 de dezembro, em Juiz de Fora, veio acompanhada por rajadas de ventos, com velocidade de até 50 km/h. A informação é do 5º Distrito de Meteorologia de Minas Gerais. Com a ventania, uma casa na rua Antônio de Almeida, no bairro Centenário, ficou destelhada. A Defesa Civil esteve no local.

Em uma hora de chuva nesta tarde, o pluviômetro do 5º Distrito registrou precipitação equivalente a 15 milímetros. Até o décimo terceiro dia de dezembro, já choveu 61% do esperado para todo o mês. Às 15h desta segunda-feira, o aparelho da Defesa Civil marcava chuva equivalente a 7 milímetros.

Na tarde do último domingo, 12 de dezembro, ventos fortes derrubaram árvores e partiram cabos de eletricidade, causando o bloqueio de cinco religadores da Companhia Elétrica de Minas Gerais (Cemig). Os danos causaram falta de energia em 25% das unidades consumidoras da cidade. As regiões que mais sofreram com a falta da luz foram a central, a sul e a Cidade Alta. As interrupções de abastecimento ocorreram das 16h30 às 18h30, sendo a energia recuperada gradativamente.

Para o restante da semana, a previsão é de que as chuvas sejam intensificadas. Segundo o meteorologista do 5º Distrito, Claudemir de Azevedo, a precipitação deve acontecer mais cedo, a partir desta terça-feira, 14, com possibilidade de pancadas e trovoadas. "Uma frente fria vinda do litoral do Rio de Janeiro chega à Zona da Mata nesta madrugada. A partir de quarta-feira [15], as chuvas vão aparecer logo pela manhã."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken