Prisão de Bejani provoca dúvidas sobre o cenário pol?tico na cidade

Por

E agora? Pris?o de Bejani provoca d?vidas sobre o cen?rio pol?tico
na cidade em ano de elei??o municipal



Priscila Magalh?es
Rep?rter
17/04/2008

"O jogo est? menos claro que h? algumas semanas". ? o que diz o cientista pol?tico e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Paulo Roberto Figueira Leal (foto abaixo), sobre a pris?o do Prefeito Alberto Bejani, na ?ltima quarta-feira, 09 de abril.

Para ele, as indefini?es, que ainda existiam, se aprofundaram com o acontecimento. Isso porque onde h? um prefeito disputando a reelei??o, ele passa a ser o elemento mais relevante da cena eleitoral, sendo mais forte ou n?o. "Todos os outros candidatos passam a se posicionar em fun??o da presen?a dele", explica Paulo.

Agora, os juizforanos se perguntam o que vai acontecer. Existem duas conseq??ncias a curto prazo. A primeira seria o fato de Bejani n?o disputar as elei?es municipais neste ano e a outra o de ele tentar a reelei??o, por?m enfraquecido. "Se o caso for o primeiro, para onde v?o os votos que seriam dele? Afinal, ele tem um v?nculo com uma parcela do eleitorado", explica, fazendo outro questionamento. "Quem se beneficia mais dessa situa??o? Quem o criticou at? o momento ou quem disputou o segundo turno nas ?ltimas elei?es?".

Se uma das duas op?es acontecer, vai haver mudan?a no cen?rio. Paulo explica que v?o acontecer outros acordos e rumos de conversa. "Quem n?o ia se candidatar, pode concorrer agora. O fato ? que h? poucas certezas quanto ao quadro sucess?rio. ? uma inc?gnita". Sobre a carreira do Prefeito, ele diz que o acontecimento n?o mostra que ela acabou. "? prematuro dizer isso", completa, levando em considera??o os exemplos de pessoas que voltaram a cena pol?tica, como Paulo Maluf e Fernando Collor de Mello. "H? um eleitorado fiel".

Em Juiz de Fora, o eleitor est? focado na rela??o personalista, o que impede a consolida??o dos partidos. "Os eleitores votam no candidato, por isso, t?m mais v?nculos com ele, do que com os partidos", explica (leia mat?ria sobre pesquisa de eleitores). Al?m disso, os eleitores juizforanos t?m a tend?ncia de votar na esquerda, quando ? o caso de elei?es para presidente, o que n?o acontece nas municipais. "Aqui ? o contr?rio, comprovado pelo fato de ter apenas um vereador do PT".

A longo prazo, tamb?m h? conseq??ncias para a cidade, como o afastamento dos eleitores da pol?tica, j? que mais uma vez ela foi associada a crimes e corrup??o. "Isso d? a impress?o de que ela deve ser evitada, pois s?o pr?ticas conden?veis". Paulo n?o avalia esse afastamento como um fato positivo. "? ruim, pois precisa haver mais gente participando".

Protestos

Manifesta?es da popula??o t?m acontecido em Juiz de Fora desde a pris?o de Bejani, no dia 09 de abril. Entidades civis organizadas usam faixas, apitos e pedem o afastamento do Prefeito. Para Paulo, essa mobiliza??o popular ? salutar, produzida pela indigna??o. "Ela ? bem-vinda e mostra que h? for?as vivas, que n?o sejam as partid?rias. A cobran?a ? um ato de democracia", diz.

A revolta dos juizforanos ? explicada pela quantia em dinheiro, R$ 1 milh?o 120 mil, encontrada na casa de Bejani. Segundo Paulo, h? precedentes que mostram que a imagem do dinheiro contribui para a queda de popularidade. "Essa imagem tem peso eleitoral mais significativo. Ela causa desconforto em quem luta para conseguir o m?nimo".

Os protestos tamb?m mostram que n?o ? poss?vel negligenciar o epis?dio, o que faz Paulo Roberto avaliar que a cidade est? abalada. "Temos um prefeito preso, no exerc?cio de seu mandato. A sociedade est? interessada em saber mais sobre o caso". Para ele, a Prefeitura, enquanto institui??o, tamb?m se encontra dessa forma. "O chefe do Executivo est? ocupando uma cela. Por causa disso, mesmo que o atendimento di?rio esteja acontecendo normalmente, os projetos a longo prazo acabam ficando parados", completa.

O palco principal para o movimento ? a C?mara Municipal, que tem a responsabilidade de investigar a participa??o do Prefeito na den?ncia de desvios de verba do Fundo de Participa??o dos Munic?pios (FPM) e enriquecimento il?cito. A Comiss?o Parlamentar de Inqu?rito (CPI) foi instaurada para apurar os fatos. Paulo Roberto diz que pode haver mudan?as de comportamento entre os vereadores.

"A Prefeitura sempre teve maioria na C?mara e agora tudo vai depender do comportamento dos vereadores de situa??o. Segundo Paulo, os que quiserem salvar a reelei??o v?o buscar um afastamento com o Prefeito. "Os que permanecerem fi?is ao governo, v?o sofrer um desgaste", prev?.