Prefeitura decreta situação de emergência por causa da dengueInfestação do Aedes aegypti bate recorde em janeiro e sobe para 6,4. Índice é sete vezes maior que o preconizado pelo Ministério da Saúde. PJF vai contratar 66 agentes

Clecius Campos
Repórter
17/1/2011
Foto da coletiva

O prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, decretou situação de emergência para a questão da dengue na cidade. O motivo é que a infestação da doença alcançou um índice nunca antes registrado em janeiro em Juiz de Fora. O Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (Liraa) de janeiro de 2011, divulgado nesta segunda-feira, 17, apontou que o Índice de Infestação Predial (IIP) do vetor da dengue em Juiz de Fora é de 6,4.

O número é sete vezes maior que o preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), que considera índice de alto risco aquele superior a 4. O IIP é 28,7% maior que o registrado em janeiro de 2010 (4,97), e seis vezes maior que o registrado em outubro de 2010. Em janeiro do ano passado, o Liraa encontrou 394 focos de dengue nos bairros visitados. Este ano, foram achados 514 focos. O decreto será assinado ainda nesta segunda-feira. "A publicação do decreto vai permitir que tomemos medidas emergenciais para conter a proliferação do mosquito. A situação é preocupante, mas há possibilidade de ser controlada. No ano passado, com o Liraa mais baixo, tivemos 9.500 casos e 17 mortes. É absolutamente impensável que repitamos as mortes, uma vez que a doença é controlável."

O decreto deixa toda a estrutura da Prefeitura (PJF) à disposição do combate à doença. Com o instrumento legal, será possível que a Secretaria de Saúde (SS) contrate, de forma emergencial e temporária, 66 novos agentes de combate às endemias para a cidade, que passará a contar com 209 profissionais do tipo. "Há uma seleção simplificada feita, o que facilitará a admissão quase imediata dos agentes." O contrato terá duração de seis meses. A publicação do decreto também servirá de argumento para que o município possa solicitar a suspensão da medida liminar em vigor que proíbe a contratação de servidores temporários para o trabalho de capina. As admissões estão proibidas por decisão da Vara da Fazenda Pública Municipal, atendendo ao pedido do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserpu). "A intenção é que possamos fazer essa contratação até que o mérito da ação movida pelo sindicato seja julgado."

Ações vão priorizar localidades mais críticas

O Liraa apontou situação ainda mais crítica em estratos localizados na zona norte de Juiz de Fora. Na região dos bairros Amazonas, Encosta do Sol, Francisco Bernardino, Bairro Industrial, São João, São Dimas, Carlos Chagas, Esplanada, Monte Castelo e Fábrica foi a que apresentou índice mais elevado: 12,06. O IIP chegou próximo a dez nos bairros do estrato 2, Jóquei Clube I, II e III, Jardim Lermitage, Barbosa Lage, Jardim Natal, Vivendas das Fontes, Belo Vale, Pedra Bonita e Milho Branco (9,45) e nos bairros do estrato 13, São Bernardo, Jardim do Sol, Santos Anjos, Santa Cândida, São Benedito, Bonsucesso, Vila Alpina, Vitorino Braga, Três Moinhos e Bom Jardim (9,12). Clique para ver a situação em cada bairro. "O mosquito foi encontrado em 75,5% dos bairros juiz-foranos", afirma o Secretário de Saúde, Cláudio Reiff. Em janeiro de 2010, o vetor estava presente em 62% dos bairros.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Ivander Mattos, as ações de combate à dengue irão priorizar os locais onde os índices registrados foram mais altos. "Não só iremos trabalhar as localidades, como também os reservatórios em que mais foram encontrados os focos. É importante atuar assim, pois nem sempre o índice de infestação reflete exatamente os locais em que a doença vai se manifestar com mais intensidade, já que a infestação ainda pode ser controlada."

Segundo dados do Liraa, 31% dos focos foram encontrados no lixo doméstico, como recipientes plásticos, garrafas, latas, e em sucatas em ferro velho (veja gráfico abaixo). Boa parte das larvas (26% dos focos) foi encontrada em depósitos móveis, como vasos, frascos, pratos, pingadeiras e bebedouros. Outros pontos em que os focos apareceram (19%) foram depósitos fixos, como tanques em obras e borracharias, calhas e lajes. "O estudo mostrou que mais de 80% dos focos estão dentro das casas. Parece que não entra na cabeça das pessoas que elas estão cultivando o próprio sofrimento, dentro de casa. Fizemos campanhas com mensagens agressivas, tiramos 190 toneladas de materiais que significavam risco de dentro das casas em dois meses. Trabalhamos com 274 agentes comunitários apoiando os agentes de endemia e tudo se mostrou insuficiente. A população precisa colaborar mais", considera o prefeito Custódio Mattos.

Tabela de recipientes com focos positivos

Índice cai na região do Linhares

O estrato 14, na região dos bairros Linhares, Penitenciária, Vila Almeida, Fazenda Yung, Vale das Frutas, Vale dos Peões, Grajaú, Alto Grajaú, Nossa Senhora Aparecida, São Tarcísio, Ladeira e Manoel Honório, apresentou queda de 60,7% no IIP de janeiro de 2010 (13,3) para janeiro de 2011 (5,22). No início do ano passado, o estrato era o que mais causava preocupação. "O comprometimento dos agentes naquelas localidades foi crucial para que o índice tivesse queda tão significativa."

Janeiro já tem 15 notificações

A cidade de Juiz de Fora já tem 15 notificações de dengue registradas até esta segunda-feira, 17. O número é o dobro de notificações registradas até 21 de janeiro de 2010. Em todo o ano passado, foram 9.441 notificações, 97 casos de dengue com complicações, nove casos de febre hemorrágica e 17 óbitos.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken