Segunda-feira, 31 de janeiro de 2011, atualizada às 18h38 e em 1º de fevereiro de 2010, às 11h31

Buracos em via de acesso ao Santa Efigênia incomodam moradores

Clecius Campos
Repórter
foto de buraco na rua

A presença de buracos na rua Heitor Inácio, no bairro Santa Efigênia, tem incomodado moradores do local. O estudante Elias Arruda denuncia a precariedade do asfalto na via que dá acesso a outros dois bairros da Zona Sul: o Jardim Gaúcho e a Cidade Nova. "Todo mundo que precisa ir para qualquer um desses bairros passa por essa rua. São ônibus e caminhões pesados trafegando o dia todo. O asfalto só piora."

Segundo Arruda, o problema já foi comunicado à Prefeitura de Juiz de Fora, mas ainda não foi resolvido. "Já fomos lá, eles já estiveram aqui, mas ninguém deu solução. Na semana passada, fizeram um asfalto à prestação, em um pedaço da rua, mas não adiantou. A rua precisa de reparos urgentes." Outra reclamação é referente à falta de asfaltamento na rua José Tavares, onde funciona uma escola.

As reivindicações para o bairro não param na questão do asfaltamento. Segundo Arruda, grande parte do bairro precisa de capina. "Há um terreno baldio que tem tanto mato do lado de fora, que já está dando até cobra. É um perigo." O morador afirma que a falta de capina é geral em várias partes do bairro. Ele critica também a coleta de lixo. "O caminhão passa e deixa parte do lixo sem levar. Ninguém entende o que está acontecendo." Além desse problema, a rua Heitor Inácio estaria passando por um problema de iluminação. "Parece que as luzes dos postes acabam toda hora. Tem ficado escuro e até perigoso. A sensação que tenho é de que o bairro foi abandonado pela Prefeitura."

A assessoria de comunicação da Empresa Municipal de Pavimentação (Empav) informa que o serviço de manutenção da rua Heitor Inácio foi iniciado na manhã desta segunda-feira, 31. A operação tapa-buracos ocorrerá durante toda esta semana. A rua José Tavares está listada na programação de vias que receberão asfalto, mas ainda não há data definida.

A assessoria do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) afirma ter conhecimento da falta de capina no bairro e informou que a previsão é de que o serviço seja iniciado nos bairros da Zona Sul em março. Atualmente, as equipes da capina dedicam-se à limpeza dos bairros Parque Guarani, Cascatinha, Teixeiras e Jardim Laranjeiras. Sobre a deficiência de coleta, o Demlurb informa não ter conhecimento da reclamação, mas que irá apurar o que pode estar havendo e corrigir o problema.

Procurada pela redação do Portal ACESSA.com, a assessoria da Cemig esclareceu, na manhã desta terça-feira, 1º de fevereiro, que realizou vistoria na rua Heitor Inácio e constatou uma luminária apagada. A Cemig orienta que os moradores registrem futuras reclamações junto a um dos canais de relacionamento da empresa, caso o defeito na luminária persista.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken