Ac?mulo de lixo no Granbery transforma o local em dep?sito permanente

Por

Segunda-feira, 12 de julho de 2010, atualizada às 11h

Acúmulo de lixo no Granbery transforma o local em depósito permanente

Pablo Cordeiro
Colaboração

A situação verificada nas fotos é comum no bairro Granbery e mostra o acúmulo de lixo na esquina das ruas Santos Dumont com Ambrósio Braga. Segundo a moradora do local, Ana Maria Ribeiro, o entulho é proveniente dos catadores de lixo, que não removem o material, impedindo o trânsito de pessoas e veículos, além de fazer com que o local se transforme como foco de doenças.

"Virou um depósito permanente, bem em frente à padaria. A situação é crítica e as autoridades não tomam providência alguma", explica. Segundo informações da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a coleta desse tipo de material, assim como a retirada de entulhos provenientes de obras, deve ser feita por meio de serviços de caçamba ou da fiscalização da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), que envia os fiscais, a fim de verificar o problema.

A PJF informa, inclusive, que moradores da área já efetuaram reclamações junto à fiscalização e, desde a última quinta-feira, 8 de julho, um funcionário do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) está verificando a procedência do lixo, para  repassar as informações aos fiscais da SAU. Mediante a demanda, a Secretaria de Assistência Social (SAS) foi comunicada e enviou um grupo para atuar na abordagem dos catadores de papel, já que a classe é de responsabilidade da secretaria.

Em situações como esta, o procedimento adotado envolve a fiscalização quanto à procedência do lixo e posterior autuação do responsável. As multas são de R$ 231,04, para lixo depositado fora do horário da coleta pelo caminhão, e R$ 462, para depósito em locais inadequados. As denúncias podem ser feitas nas próprias regionais, sendo a Sudeste responsável pela região do bairro Granbery. O telefone para contato é (32) 3690-7291.

Coleta de lixo

Além do problema com relação ao lixo depositado pelos catadores, transtornos são ocasionados em outras rua do bairro devido à desatenção dos próprios moradores, que acumulam lixo fora dos dias e horários em que a coleta é realizada.

De acordo com a moradora Míriam Coelho, o acúmulo de lixo era pior há tempos. "Hoje em dia a situação está um pouco melhor. Mas ainda existem pessoas que jogam o lixo na rua logo depois de o caminhão passar." Segundo a moradora, a coleta é feita regularmente. Ela lembra ainda que os entulhos depositados nas vias por trabalhadores de uma obra localizada no bairro também é um problema.

Segundo informações da assessoria do Demlurb, funcionários da empresa já estiveram duas vezes no local, nste ano, para instrução dos moradores acerca dos procedimentos e horários corretos para depósito de lixo. A última vez foi em 16 de março, quando, além do boca-a-boca, panfletos foram distribuídos. O órgão esclarece que materiais que se enquadram como lixo não doméstico não são recolhidos pelos caminhões, a fim de não danificar os mesmos.

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF