Quinta-feira, 12 de maio de 2011, atualizada às 19h19

Aeroporto Regional da Zona da Mata pode realizar voos em 60 dias

Jorge Júnior
Repórter
aeroporto

O Aeroporto Regional da Zona da Mata, em Rio Novo, pode iniciar as atividades em 60 dias. O terminal espera realizar voos domésticos de passageiros e receber voos internacionais até o final do ano. As informações foram passadas pelo vereador Flávio Cheker (PT), que visitou o local junto com o vereador Júlio Gasparette (PMDB), nesta quinta-feira, 12 de maio.

De acordo com o legislativo, que foi recebido pelo diretor do aeroporto, Denilson Duarte, as obras já foram finalizadas e todos os equipamentos já estão sendo instalados. Cheker também disse que as obras do rebaixamento do morro que encurtava a pista de 2.500 metros também já foram concluídas.

O funcionamento do aeroporto só está dependendo da autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle de Tráfego Aéreo (Decea). De imediato, o aeroporto estará em condições de receber aeronaves de quaisquer capacidades, a exemplo do Boeing 747 e aviões de carga. "Estamos satisfeitos com a situação do terminal e com as obras. Não imaginava encontrar o aeroporto nesta situação", afirma o Cheker. De acordo com a assessoria da Anac, assim que o pedido de vistoria for feito, o departamento vai enviar um técnico para a avaliação.

A Zona da Mata terá o segundo maior aeroporto de Minas Gerais em comprimento de pista — 2.530 metros —, só superado pelo de Confins. Será também o segundo internacional do Estado e o 12º, em qualidade de pista no país.

Equipamentos

O equipamento de segurança para garantir o início da operação foi providenciado. Cinco veículos foram adquiridos. Um caminhão autotanque com capacidade de 25 mil litros de água chega até sexta-feira. No aeroporto já se encontram um caminhão AP4 com capacidade para 12 mil litros de água e pó químico, um AC3 de 2 mil litros, além de um de resgate e salvamento com 250 itens. Os veículos são de fabricação francesa com tecnologia alemã. Uma ambulância também será incorporada à frota.

Uma das máquinas de Raio X mais modernas do mundo já se encontra no local e será usada para bagagem despachada. Há, também, um Raio X para bagagem de mão com alto grau de precisão.
Providências estão sendo tomadas também para ampliação.

A pista deve chegar a 3.100 metros. Para impedir o acesso de animais e pessoas, toda a área de seis quilômetros está sendo cercada. Também o pátio está sendo ampliado e o terminal internacional, encontra-se em construção.

Mais de cem funcionários treinados já estão nos seus postos, todos das cidades próximas: Rio Novo, Goianá e Juiz de Fora. Também os fornecedores são da região.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken