Número de animais abandonados aumenta 30% durante as fériasPrincipais causas são a falta de planejamento para viagens, fuga e descuido com cachorros nas ruas

Victor Machado
*Colaboração
5/7/2011
cachorro

Durante as férias é comum muitas famílias viajarem. No entanto, o período não é marcado apenas pela diversão, mas também pelo crescimento no número de animais abandonados nas ruas de Juiz de Fora.

Segundo a veterinária responsável pelo Canil Municipal, Liza Helena Nery, o número aumenta cerca de 30% nesta época do ano. "É um crescimento considerável e a gente pede à população para que tenha consciência e se prepare quando for adquirir um animal, sabendo do compromisso que é. Neste período, as pessoas se ausentam mais, o que pode ser a causa desse crescimento." Ela lembra que abandono de animais é crime previsto por lei no país.

Durante o período de férias, a demanda de recolhimento de animais abandonados nas ruas de Juiz de Fora, pelo Canil Municipal, chega a oito por dia. Em dias normais, a média é de cinco animais. De acordo com Liza, um dos principais motivos desse crescimento é a falta de programação das viagens de férias. "Muitas pessoas não se programam para esses passeios e acabam não tendo onde e com quem deixar o animal." Ela afirma que quem for viajar deve se organizar e planejar para que isso não aconteça. "Se não tiver um local para deixar o animal, procure um amigo ou parente. Ou então, peça para que alguém cuide do animal. O fato é que tem que se programar."

A veterinária acrescenta que, em alguns casos, as pessoas viajam, não deixam os animais em ambientes adequados e eles acabam fugindo. "Tem muita gente que viaja e deixa o cachorro em um local fácil de fugir. Isso acaba acontecendo, o que também é considerado abandono."

Além disso, ela comenta que, durante o período de férias, as crianças costumam brincar nas ruas com os cachorros, que acabam não voltando para casa. "Nos bairros com menos movimento, menos trânsito, os pais deixam as crianças brincarem na rua com os animais que podem não voltar. Esse também é um causador importante do crescimento de abandonos."

Animais achados

De acordo com a veterinária, as pessoas que encontrarem animais abandonados nas ruas da cidade devem procurar o canil, por meio do telefone 3690-3591. Os profissionais não aconselham à população que entre em contato com animais desconhecidos. "Primeiro porque não sabemos a reação deles e também porque os cachorros podem estar com alguma doença. Portanto, se não conhecer o cachorro, chame o profissional."

Adoção

Atualmente, o Canil Municipal possui cerca de 400 cachorros. Sendo que deste total, aproximadamente 120 estão em condições de serem adotados. Liza explica que a média de adoções chega a três por dia, mas que ela se mantém durante o período das férias. "Ao contrário dos abandonos, a média de adoção não cresce nesse período. O que faz o número de cachorros aumentar." A veterinária aconselha que os interessados em adotar um cão visitem o canil. "É importante para poder conhecer o animal, ver o comportamento e saber se é aquilo mesmo que a pessoa quer." O Canil Municipal fica na rua Bartolomeu dos Santos, no bairro São Damião 2.

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken