Patrimônio do Sport Club JF pode ser vendido para construção de shopping centerProposta apresentada por empresa de São Paulo prevê investimentos da ordem de R$ 60 milhões, os quais seriam destinados ao pagamento de dívidas do clube

Aline Furtado
Repórter
4/10/2011
Sport Club Juiz de Fora

Alguns membros da diretoria do Sport Club Juiz de Fora anunciaram a possibilidade de venda de parte da sede do clube a uma empresa de São Paulo. O local seria destinado à construção de um shopping center.

A negociação, proposta pela empresa de São Paulo, resultaria na destruição do campo de futebol, da arquibancada, do prédio da sede social, da quadra de basquete, além da área de lazer que abriga as churrasqueiras. Os investimentos seriam da ordem de R$ 60 milhões. A proposta não considera a piscina suspensa, a piscina de competição nem o terreno anexo ao ginásio.

O anúncio tem desagradado juiz-foranos. "A intenção veio como uma surpresa, deixando descontentes associados e a população de forma geral", destaca o vereador Júlio Gasparette, ex-presidente do clube e irmão do atual presidente, Paulo César Gasparette.

O vereador, junto com o ex-vice-presidente do Sport Club, Márcio Guerra, além de outros dois associados, reuniu-se, nesta terça-feira, 4 de outubro, com o presidente do conselho deliberativo do clube, Walter Monachesi, a fim de solicitar uma reunião para explicações, caso o presidente prossiga com a intenção de vender o espaço.

Segundo Guerra, um dos impedimentos para que a proposta avance deve-se ao fato de que algumas áreas, como a arquibancada e a antiga sede social, serem tombadas, conforme decreto nº 10.871, de 11 de agosto de 2011. "Não é possível pensar em demolição. Além disso, creio que é preciso um pouco de bom senso, visto que esta não é a melhor forma de resolver os problemas. A dívida do Sport Club não é tão grande, se comparada às dívidas de outros clubes."

Já Gasparette destaca a necessidade de realização de uma assembleia no caso de o presidente formalizar a proposta de venda. "Sócios-proprietários têm direito de participar do processo." O clube conta, atualmente, com aproximadamente 500 sócios proprietários. A reportagem do Portal ACESSA.com tentou contato com o presidente do clube, mas foi informada que o mesmo estaria viajando.

95 anos

O Sport Club Juiz de Fora foi fundado em 24 de setembro de 1916. O complexo esportivo foi fundado no ano de 1940. A antiga sede social do clube foi construída em estilo art-déco, em 1938. A arquibancada foi concebida, pelo arquiteto Arthur Arcuri, como um projeto arrojado para a cidade na época de sua construção.

Entre as atividades oferecidas pelo Sport Club estão futebol, vôlei, basquete, hidroginástica, boxe, futsal, entre outras. O clube contabiliza títulos nas modalidades futebol, futebol de salão, basquete e vôlei.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken