Segunda-feira, 10 de outubro de 2011, atualizada às 19h25

Feriado de 12 de outubro deve ser com chuva em Juiz de Fora

Jorge Júnior
Repórter
tempo

O tempo em Juiz de Fora no feriado desta quarta-feira, 12 de outubro, deve ser nublado com chuva. Segundo o meteorologista da PUC Minas, Heriberto dos Anjos, a mínima deve girar em torno de 14º C, e a máxima, 27º C. As pancadas podem acontecer em qualquer horário do dia e tendem a ser fortes", diz.

Na Zona da Mata, a previsão é de mínima de 13º C, e a máxima de 30º C. O meteorologista explica que a chuva é devido uma frente fria que está concentrada no Sudeste do país. "O tempo deve permanecer chuvoso até a sexta-feira, 14."

Horário de verão

O horário de verão vai começar no dia 16 de outubro. A mudança de horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, no ano passado, o horário diferenciado resultou na redução de 4,4% da demanda de energia no horário de pico entre o fim da tarde e o início da noite, quando o consumo é mais alto nas regiões onde o sistema foi adotado.

O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano, por causa do aumento na demanda por energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. No verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao sol e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada adiantando a rotina das cidades em uma hora.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken