Sexta-feira, 17 de junho de 2011, atualizada às 16h

Temperatura mínima no inverno deve girar em torno de 11ºC

Jorge Júnior
Repórter
inverno

O inverno deste ano terá início às 14h16 da próxima terça-feira, 21 de junho, e vai até o dia 23 de setembro. De acordo com as informações do 5º Distrito de Meteorologia de Belo Horizonte, em Juiz de Fora, o tempo vai ser mais úmido do que no ano passado. "A temperatura absoluta média na localidade deve girar entre 11º C e 22º C", informa o meteorologista, Claudemir Avezedo.

Segundo Azevedo, o frio deve ser mais intenso entre os meses de julho e agosto. "Nessa época do ano, o tempo é mais seco." Ao contrário dos dois últimos anos, em 2011 não há a ocorrência de El Niño ou La Niña no Oceano Pacífico, o que contribui para ocorrência de valores de chuva, temperatura e umidade dentro da média histórica de cada região. O departamento informa que o dia 17 de agosto de 2010 foi o mais frio da estação, com mínima de 7,2º C.

A previsão do Instituto PUC-Minas Tempo Clima é de que as temperaturas mínimas possam ser de 13,2º C para junho, 12,5º C para julho e 12,4º C. Já as máximas para os mesmos períodos devem ficar em 21,2º C, 21,2º C e 22º C. O meteorologista Adelmo Correia também acrescenta que uma massa de ar fria pode passar pela região. Com o fim do inverno, a primavera começa às 6h05 (horário de Brasília), no dia 23 de setembro.

Previsão do tempo para o final de semana

O final de semana em Juiz de Fora vai ser ensolarado, parcialmente nublado, com nevoeiro pela manhã. As temperaturas devem girar em torno de 11º C e 22º C na região, ao longo dia. A previsão para a Zona da Mata mineira é de mínima de 7º C e máxima de 22º C. Para as regiões, não há possibilidade de chuva.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken