Terça-feira, 18 de outubro de 2011, atualizada às 11h39

Bancários de JF encerram greve e retomam as atividades nesta terça

Victor Machado
*Colaboração
Fim da Greve dos Bancários

Depois de 21 dias de greve, os bancários de Juiz de Fora e região decidiram, na noite da última segunda-feira, 17 de outubro, aprovar o acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste salarial de 9%. A categoria retoma as atividades nesta terça-feira, 18.

A proposta foi apresentada pelos bancos ao comando nacional de greve na última sexta-feira, 14 de outubro, e garante ganho real de 1,5%; valorização do piso da categoria em 12% e melhorias na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), com elevação da parcela fixa da regra básica para R$ 1.400, um reajuste de 27,2%, e do teto da parcela adicional para R$ 2.800, um reajuste de 16,7%.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Zona da Mata e Sul de Minas (Sintraf-jf), Robson Marques, o acordo foi positivo porque resultou em ganhos reais para a categoria. Outro destaque apontado pelo sindicato foi a mobilização dos trabalhadores, que acabou se expandindo para outras cidades do interior.

Os dias de greve não serão descontados, mas serão compensados em até duas horas por dia, de segunda a sexta-feira, até o dia 15 de dezembro.

*Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken