Ter?a-feira, 02 de dezembro de 2008, atualizada ?s 18h20

Efetivo da PM deve aumentar em cerca de 30% na regi?o central para melhorar a seguran?a dos consumidores neste m?s de dezembro

Priscila Magalh?es
Rep?rter

A partir deste s?bado, 3 de dezembro, tem in?cio o hor?rio especial de funcionamento do com?rcio para o Natal. Por isso, mais policiais militares ser?o colocados nas ruas centrais para tentar coibir assaltos e furtos, freq?entes nesta ?poca do ano, quando os consumidores v?o ?s compras.

Segundo a assessora de comunica??o do 2? Batalh?o de Pol?cia Militar, capit? K?tia Moraes, o efetivo da 30? Cia. da PM deve aumentar entre 30% e 40% at? data comemorativa. Al?m de policiais trabalhando a p?, viaturas v?o ficar estacionadas em pontos estrat?gicos, como a avenida Get?lio Vargas e o cal?ad?o da rua Halfeld. "A tend?ncia ? que possa haver um aumento nos n?meros de furtos simples, ent?o vamos trabalhar para evitar", diz a capit?.

As a?es fazem parte da Campanha de Autoprote??o, realizada pelo quarto ano. Os policiais ainda trabalham na conscientiza??o de comerciantes e consumidores, distribuindo folder educativo. Entre as dicas de seguran?a para comerciantes est?o a instala??o de sistemas de monitoramento para inibir roubos. "Ainda seria interessante que eles variassem o hor?rio de dep?sito banc?rio e at? o caminho que fazem para chegar ao banco", alerta K?tia.

Para as crian?as, as dicas est?o em torno do cuidado ao receber objetos e alimentos de pessoas estranhas. Para os consumidores, ? importante ter cuidado ao carregar a bolsa, levando-a sempre ? frente do corpo e segurando as al?as, evitar deixar o celular no bolso e carregar grandes quantias em dinheiro.

Para quem vai ao banco retirar o pagamento e o 13? sal?rio, a orienta??o de K?tia ? que tamb?m n?o tirem muito dinheiro. Al?m disso, ? importante prestar a aten??o a quem est? ao lado. "Pode ser que tenham olheiros. Eles ficam observando a quantia em dinheiro que a pessoa saca e comunica com quem est? do lado de fora para abordar", explica.

C?meras de vigil?ncia est?o em funcionamento

A PM vai contar com um importante aliado para tentar coibir crimes na regi?o central da cidade no fim do ano. As c?meras de vigil?ncia da rua Halfeld est?o funcionando durante 24 horas por dia. Segundo a capit? K?tia, elas n?o gravam a movimenta??o, mas, mesmo assim, j? contribuem para ajudar a PM na seguran?a dos consumidores. "H? um policial trabalhando exclusivamente no monitoramento do local."