Terça-feira, 13 de dezembro de 2011, atualizada às 12h47

Vereadores retiram reajuste da taxa do lixo pelo IPCA da cobrança do IPTU 2012

Victor Machado
*Colaboração
Carnê do IPTU

Os vereadores de Juiz de Fora aprovaram em discussão preliminar na última segunda-feira, 12 de dezembro, algumas mudanças na cobrança do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2012 em relação à proposta enviada pelo Executivo. O Legislativo irá retirar o reajuste da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS) de acordo com o IPCA. A votação em caráter definitivo ocorre nesta quarta-feira, 14 de dezembro.

De acordo com o vereador Flávio Cheker (PT), o Executivo já está ciente de que os vereadores não votarão o reajuste da taxa de lixo pelo IPCA. "A mensagem enviada inicialmente previa esse reajuste, porém, não vamos votar, nem para o IPTU, nem para a taxa de lixo. O prefeito tem a prerrogativa legal de reajuste o IPTU por meio de decreto, mas não da taxa de lixo."

Os vereadores também acordaram a aprovação da mudança no prazo para pagamento com desconto, que antes era 25 de janeiro, para 10 de fevereiro de 2012, além de terem aumentado o percentual de desconto para o pagamento à vista, que deve ser fixado em 8%. As mudanças, segundo Cheker, agradaram os vereadores. "Foi um acordo feito com o Executivo. Apesar de o desconto ter aumentado pouco (de 7% para 8%), conseguimos retirar o reajuste da taxa de lixo e compensamos no prazo maior para o pagamento."

*Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken