Depois de homenagens, corpo de Itamar Franco deixa JF e chega a BH

Por

Depois de homenagens, corpo de Itamar Franco deixa JF e chega a BH   Ex-presidentes, representantes do Senado, governador e outras autoridades se despediram de político durante o velório

Victor Machado
*Colaboração
4/7/2011

O corpo do ex-presidente Itamar Franco deixou Juiz de Fora na manhã desta segunda-feira, 4 de julho, com destino a Belo Horizonte, onde será realizado o segundo velório, no Palácio da Liberdade, e a cerimônia de cremação.

O caixão deixou a Câmara Municipal com uma hora e meia de atraso, devido à falta de teto no Aeroporto da Serrinha, e seguiu em cortejo pelas principais ruas da cidade. O velório na Câmara contou com a presença de ex-presidentes; senadores; do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia; do prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos; além de vereadores e cidadãos juiz-foranos que queriam prestar a última homenagem ao político.

O prefeito Custódio Mattos declarou, durante o velório, no domingo, dia 3, a intenção de alterar o nome da avenida Independência para avenida Presidente Itamar Augusto Cautiero Franco. Depois de destacar a importância do político para Juiz de Fora e o país, Mattos comentou que o ex-presidente foi quem construiu uma das principais avenidas da cidade. "É uma forma de demonstrar a admiração que todos nós de Juiz de Fora temos por ele. Ela foi construída durante o primeiro mandato de Itamar como prefeito da cidade e ele dedicou-se à avenida como engenheiro. Ainda existe uma feliz coincidência, que é o fato da avenida começar com o viaduto Augusto Franco, pai de Itamar."

De acordo com Mattos, a família do ex-presidente aceitou a homenagem. Com isso, uma mensagem deve ser enviada à Câmara ainda nesta semana. "A família aceitou de muito bom grado a homenagem, e acredito que a categoria política também vai aceitar a mudança de nome. Itamar foi muito importante na política nacional e sempre procurou lembrar-se da cidade." O prefeito ainda comentou a dificuldade em substituir o político. "Substituí-lo não há como. Vamos fazer o possível para seguir os ensinamentos dele. O Zezé Perrella (PDT-MG), vai ter dificuldade, mas é experiente e vai encontrar uma maneira de fazer o mais próximo possível. Qualquer pessoa que venha a substituí-lo terá dificuldades."

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), lamentou a perda de Itamar Franco. "Tive a oportunidade de ficar durante 60 dias seguidos percorrendo o Estado, durante a campanha eleitoral de 2010. Acompanhei o cortejo e testemunhei cenas de patriotismo e o sentimento que as pessoas têm por ele. Deve ser sempre lembrado pelos seus ensinamentos políticos e autoridade moral, que devem inspirar outros políticos."

Senadores e ex-presidentes

A despedida de Itamar Franco teve, ainda, a presença de políticos importantes do cenário nacional. No final da manhã, o também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao prédio da Câmara muito aplaudido pela população. Dentro do local, Lula conversou com o presidente do Senado, José Sarney, e com o vice-presidente, Michel Temer, que comentou a perda de Itamar. "É um exemplo de dignidade e de política para todos nós da vida pública. Especialmente porque ele teve a coragem de enfrentar a inflação e lançar o Plano Real, que manteve o Brasil nos trilhos da economia. 

O senador Clésio Andrade (PR-MG) esteve no velório e destacou o ex-presidente como o principal responsável pela implantação do Plano Real. "Pessoalmente, tive o apoio dele quando o Aécio Neves foi eleito governador e eu era o vice. Ele me ajudou muito quando ainda não tinha tanta experiência. Para o país, é uma perda quase impossível de ser reposta, ainda mais considerando que ele é o grande pai do Plano Real, que fortaleceu a economia do país."

O senador Magno Malta (PR-ES) comentou a personalidade de Itamar Franco. "Ele tinha traço muito importante. Um traço de quem faz vida pública. Além disso, teve coragem de enfrentar três décadas de inflação. Não dá para atribuir isso a um partido. Quem enfrentou foi o Itamar e é ele quem deixa esse legado de coragem e determinação, sendo um exemplo para a juventude."

O senador e ex-presidente, Fernando Collor (PTB-AL) foi vaiado e xingado pela população em sua chegada e saída do velório. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), o ministro da Ciência e da Tecnologia, Aloizio Mercadante (PT) e senadora Marta Suplicy (PT-SP) também compareceram ao velório.

Fotos das cerimônias em JF e BH

Fotos: ACESSA.com, Omar Freire/Imprensa MG, Wellington Pedro/Imprensa MG, Humberto Nicoline/PJF, Carlos Alberto/Secom MG e Gil Leonardi/Secom MG

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken