Quarta-feira, 11 de janeiro de 2012, atualizada às 18h

Juiz de Fora tem mais 26 táxis circulando, dos 54 anunciados

Da Redação
Táxi

Dos 54 novos táxis anunciados pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) em dezembro de 2011, 26 já estão em circulação na cidade. Com isso, a frota do município atingiu, até o momento, 517 táxis, e chegará a 545 em março, mês limite para que os demais permissionários vencedores da licitação concluam o processo de inclusão do veículo. Estas permissões somam-se a outras 58 liberadas em 2009, número definido após estudo de avaliação da demanda feito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Destas novas placas, cinco são de veículos adaptados às pessoas com deficiência, que se juntarão às outras cinco já em circulação.

Todos os táxis incluídos são zero km, têm quatro portas, ar condicionado e atendem às características exigidas de potência e volume de porta-malas. A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) está trabalhando, em parceria com os permissionários, para agilizar o processo, que inclui entrega de documentação, vistoria do veículo, instalação de taxímetro e emplacamento.

Além do acréscimo da frota, a população pode contar hoje com veículos mais novos. Em dezembro de 2008 a idade média dos táxis era de 4,97 anos, e hoje o calculado é de 3,40. Outro avanço (em processo de regulamentação) é a inclusão de equipamentos de GPS em táxis. O sistema de rastreamento contará com quatro botões de alarmes para serem acionados pelo condutor em caso de assaltos, o que vai gerar um chamado de emergência na central de controle da PM e da Settra. Além da melhoria da segurança, o equipamento permitirá que a Settra possa atuar no monitoramento e melhoria da operacionalidade do sistema, já que a secretaria poderá ter acesso a informações como o número de veículos circulando, quais as regiões e horários mais demandados, por exemplo. Com isso, será possível visualizar onde e como o serviço deverá ser reforçado.

ACESSA.com - Juiz de Fora tem mais 26 t?xis circulando, dos 54 anunciados