Segunda-feira, 2 de mar?o de 2009, atualizada ?s 13h

Forte calor deve continuar em Juiz de Fora. Temperatura mais alta do ano na cidade (32,6?C) foi registrada no domingo


Guilherme Ar?as
Rep?rter

Os juizforanos tiveram que sair de casa com pouca roupa e muita prote??o contra o sol nesta segunda-feira, dia 2 de mar?o, em que os term?metros registraram a temperatura m?xima de 31,6?C. De acordo com o 5? Distrito de Meteorologia, no domingo, dia 1? de mar?o, a cidade registrou a temperatura mais alta deste ano, 32,6?C.

As altas temperaturas e a falta de chuva s?o explicadas pela massa de ar quente estacionada na regi?o sudeste. A previs?o ? de que possa haver alguma altera??o da temperatura s? no final da semana. Nesta ter?a-feira, dia 3 de mar?o, as temperaturas m?ximas devem variar entre 31?C e 33?C. Apesar dos registros do 5? Distrito, o term?metro instalado no Parque Halfeld chegou a marcar 37?C no fim da manh? desta segunda.

A diferen?a entre os registros oficiais e a marca??o dos term?metros de rua est? nas condi?es nas quais a temperatura ? medida nas duas situa?es. Como informa o meteorologista Alexandre Gadelha, a condi??o ideal para instala??o do term?metro que mede a temperatura ambiente ? estar a dois metros de altura, armazenado em compartimento de madeira, em local ventilado e piso gramado.

"Os term?metros de rua acabam medindo temperaturas mais altas, pois est?o em uma caixa de ferro e perto do asfalto. Por isso n?o d? para confiar nesse tipo de medi??o", explica.

O calor pegou em cheio os calouros que sa?ram ?s ruas nos tradicionais trotes. Com o in?cio das aulas da UFJF, dezenas deles puderam ser vistos nas ruas e a grande reclama??o era o sol forte. "J? ? dif?cil arrecadar todo o dinheiro que os veteranos pedem. Nesse calor fica ainda mais desgastante", reclama a caloura Ana Carolina Cerqueira.

Desta vez o calor n?o agradou nem aos que deveriam faturar com o sol forte. Os vendedores ambulantes de sorvete e picol? n?o registraram um bom movimento nesta segunda-feira. Para o vendedor Manoel Martins Moreira, a concorr?ncia no ramo ? grande pelas ruas do centro. "Quando o sol fica mais forte, logo surgem v?rios vendedores. Assim fica dif?cil concorrer com eles, que vendem produtos mais baratos que o meu", relata.

De acordo com outro vendedor, Dirceu de Almeida Costa, o problema ? o in?cio do m?s, ?poca em que os consumidores ainda est?o recebendo o sal?rio. "A tend?ncia ? que as vendas melhorem mais para o final da semana", espera.

Em um dia de movimento normal, o vendedor, que no final do ano complementa a renda familiar com outra atividade, chega a comercializar entre 70 e 80 picol?s. Nos dias de forte calor, a venda pode chegar a 200 unidades por dia, principalmente ap?s as 14h. "O pessoal volta do almo?o e acaba tomando o sorvete como sobremesa", brinca.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes