Quarta-feira, 11 de abril de 2012, atualizada às 17h28 e em 12 de abril, às 11h43

Margarida Salomão terá pré-candidatura lançada pelo PT neste sábado

Clecius Campos
Subeditor
Foto de Margarida Salomão

A ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Margarida Salomão (PT), irá lançar sua pré-candidatura à Prefeitura de Juiz de Fora nas eleições de 2012, neste sábado, 14 de abril, às 17h, durante um encontro na sede do Sindicato dos Bancários. O evento terá a presença do presidente nacional do PT, Rui Falcão, e do líder estadual do partido, Reginaldo Lopes.

Segundo o presidente do diretório juiz-forano do PT, Rogério de Freitas, o nome de Margarida será o único a ser pré-lançado pelo partido para a disputa pela liderança do Executivo municipal.

"A pré-candidatura única de Margarida Salomão é uma condensação das forças que compõem o partido, advinda de um debate interno que convergiu para o nome dela. Lançar Margarida como pré-candidata é um desejo do diretório municipal, mas também das lideranças nacional e estadual. Por isso, haverá a presença de Rui Falcão e de Reginaldo Lopes, ratificando o apoio." De acordo com Freitas, o partido aguarda apenas a convenção para lançar, em definitivo, a candidatura de Margarida Salomão.

O convite para o pré-lançamento do nome de Margarida nas eleições municipais foi direcionado, também, a todos os partidos que compõem a base de apoio do governo federal. Segundo Freitas, a indicação do PT nacional é replicar em Juiz de Fora a base aliada do governo da presidente Dilma Rousseff. "Estamos em conversas com os vários partidos que compõem a base nacional, a fim de unificar o campo de apoio. Concretizar as alianças é outra etapa desse processo. As conversas têm um tempo próprio para se afinarem."

Quarta disputa eleitoral

Em 2012, Margarida Salomão deverá concorrer pela quarta vez uma disputa eleitoral. Ela foi candidata pelo PT nas eleições de 2008, quando venceu o primeiro turno, com 40,8% dos votos válidos, e disputou o segundo turno contra o atual prefeito Custódio Mattos (PSDB). Em novembro de 2008, Mattos venceu as eleições, com 51,8% dos votos válidos.

Em 2010, Margarida candidatou-se por uma vaga na Câmara dos Deputados, também pelo PT, quando obteve 79.388 votos, sendo diplomada primeira suplente da coligação PRB/PT/PMDB/PCdoB. Em 1988, Margarida foi candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Murilo Hingel, pelo PMDB. Eles foram derrotados por Alberto Bejani.

ACESSA.com - Margarida Salom?o ter? pr?-candidatura lan?ada pelo PT neste s?bado