Terça-feira, 22 de maio de 2012, atualizada às 18h

Começa a valer mudança na circulação de ônibus no cruzamento da Rio Branco com Getúlio Vargas

Da Redação
Rio Branco

Começou a valer, nesta terça-feira, 22 de maio, a mudança na circulação de ônibus no cruzamento das avenidas Rio Branco e Getúlio Vargas. A partir de agora, os coletivos que circulam na canaleta central desta avenida (no sentido Manoel Honório / Bom Pastor) deixarão de acessar a Getúlio Vargas pelo cruzamento dos dois corredores.

Com a conclusão de obras físicas e instalação de novos semáforos na região, os ônibus que têm este itinerário vão passar a utilizar a rua Afonso Pinto da Mota para cumprir seus trajetos.

A expectativa da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), que acompanhará a mudança nestes primeiros dias, fazendo os ajustes que se fizerem necessários no tempo semafórico, é que esta mudança traga, progressivamente, mais fluidez aos ônibus. Isto porque, hoje, na canaleta central próximo ao ponto do Largo do Riachuelo, há apenas uma pista (sentido Manoel Honório / Bom Pastor) para ser utilizada tanto pelos coletivos que seguem a Rio Branco quanto por aqueles ônibus que acessavam a Getúlio Vargas.

Caso um ônibus que fazia a conversão na Getúlio pegasse um sinal vermelho, os demais coletivos não podiam seguir, ainda que o sinal estivesse verde para eles. Já próximo à rua Afonso Pinto da Mota há duas faixas (sentido Manoel Honório / Bom Pastor) para os ônibus, de modo que os que vão acessar essa rua ficarão na pista da esquerda, deixando a faixa da direita livre para o trânsito dos demais coletivos.

Para a implantação da mudança foi necessária a instalação de quatro equipamentos semafóricos no cruzamento da Rio Branco com a Afonso Pinto da Mota: um para cada sentido da pista de ônibus e um em cada sentido das pistas de carros. Já no cruzamento da rua Afonso Pinto da Mota com a avenida Getúlio Vargas foram ligados outros dois equipamentos, sendo um em cada via. Também foram implantados nestas interseções semáforos com temporizadores para pedestres e traffic calming, de forma a dar mais segurança às travessias. Já na Afonso Pinto da Mota, para garantir o trânsito dos ônibus, a Settra implantou sinalização de proibido parada e estacionamento do lado esquerdo da via.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Come?a a valer mudan?a na circula??o de ?nibus na Rio Branco