Terça-feira, 19 de junho de 2012, atualizada às 13h40

Chegada do inverno pode trazer chuvas para JF nesta quarta

Nathália Carvalho
*Colaboração
Dia de Inverno

A estação mais fria do ano começa exatamente às 20h09 desta quarta-feira, 20 de junho, em todo o Brasil. Marcado por poucas chuvas e temperaturas mais baixas, o inverno promete ser mais úmido do que a estação no ano passado, principalmente nos meses de julho e agosto. As informações são do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo, ao longo do período, a temperatura mínima em Juiz de Fora pode chegar a 12º C e a máxima poderá ser de até 21º C. A média gira em torno de 16º C. "A pouca precipitação deve causar chuvas que somam valores entre 50 milímetros (mm) e 70 mm durante o inverno na cidade." Na quarta-feira, primeiro dia da estação, a previsão é que o dia fique parcialmente nublado, com pancadas de chuvas durante a tarde e a noite. As temperaturas vão variar entre 14º e 26º.

O meteorologista acrescenta que, de uma forma geral, o inverno será de baixa umidade relativa do ar, principalmente no período da tarde em todo o Brasil. "Além das baixas temperaturas e precipitação, podemos esperar um tempo mais seco, quase sem chuvas no período." Ele acrescenta que o frio será mais intenso durante as noites e madrugadas, com grande incidência de nevoeiro pela manhã. A nebulosidade também diminui, fazendo com o que os dias fiquem mais claros e com sol aparente.

Conforme informações do Centro de Climatologia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a tendência é que ao longo da estação o aquecimento das águas do Pacífico Equatorial provoque o fenômeno do El Niño, de fraca intensidade e curta duração. Ainda de acordo com a companhia, após um início de junho com chuvas acima da média nas regiões do Triângulo Mineiro, Oeste e Centro, uma nova frente fria causa precipitação no Centro-Sul de Minas neste mês. Essa nova massa de ar frio não será muito intensa, o que não resultará em um início de inverno com temperaturas muito baixas. Nas regiões Noroeste, Norte e Oeste, a previsão é de temperaturas um pouco acima da média, com baixa umidade relativa do ar, chegando a menos de 20% em alguns períodos da estação, principalmente em agosto.

"Outros fatores que também são recorrentes do período é o aumento na incidência de queimadas e de problemas respiratórios, principalmente em crianças", lembra Azevedo. A Cemig informa que essa ocorrência deve-se ao clima seco e que espera-se um aumento do fenômeno devido às temperaturas acima da média nas regiões Norte, Noroeste e Oeste. Ondas de calor podem aparecer em geral próximo ao final da estação, quando aproxima-se a primavera e o clima começa a esquentar. O inverno termina, oficialmente, no dia 22 de setembro.

*Nathália Carvalho é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Chegada do inverno pode trazer chuvas para JF nesta quarta