Número de motos furtadas cresce 41,66% nos dois primeiros meses do ano

Por

N?mero de motos furtadas cresce 41,66% nos dois primeiros meses do ano

Número de motos furtadas cresce 41,66% nos dois primeiros meses do ano

De acordo com a PM, é grande a possibilidade de veículos roubados serem utilizados em outras modalidades criminosas

Thiago Stephan
Repórter
21/3/2012

Um motociclista deixou sua moto estacionada no pátio de um supermercado na rua Paracatu, no bairro Jardim Bom Clima, por volta de 12h20. Depois, ele avistou um homem com capacete rosa saindo com o veículo. No mesmo dia, às 13h, um homem de 30 anos estacionou uma moto vermelha na rua Barão de Santa Helena, no bairro Granbery. Ao retornar por volta de 17h, não localizou o veículo.

Os dois crimes ocorreram no dia 12 de fevereiro e integram uma triste estatística: está crescendo o número de furtos de motocicletas em Juiz de Fora. Nos dois primeiros meses de 2011, a Polícia Militar (PM) registrou 12 furtos. Em igual período de 2012, chegaram a 17, o que representa alta de 41,66%. De acordo com o armazém de dados da PM, 11 motocicletas foram furtadas em janeiro deste ano. Em fevereiro, a PM registrou seis ocorrências. Em todo o ano passado, foram 118 furtos.

Segundo o assessor de comunicação organizacional da Polícia Militar, major Sebastião Perpétuo Justino, são grandes as possibilidades de esses veículos serem usados em outras modalidades criminosas, como em fugas nos roubos à mão armada, já que dificulta a identificação dos bandidos e não há prejuízo no caso de ter que abandoná-los. "Outros destinos das motos furtadas são os estabelecimentos que vendem peças usadas, que acabam fazendo a receptação, casos de alguns ferros-velhos. Neste caso, a população não deve efetuar a compra sem nota fiscal para não fomentar os furtos", disse.

Ainda de acordo com o major, a PM tem lançado o policiamento ostensivo nos locais que concentram o maior número de ocorrências. Além disso, tem trabalhado com o policiamento velado a fim de identificar e prender os autores desta modalidade criminosa. Entretanto, informou não poder revelar estes locais a fim de não comprometer a estratégia da PM para chegar aos ladrões.

Medidas de segurança

Segundo o policial, os motociclistas também podem ajudar a evitar os furtos. "Solicitamos que os proprietários, ao deixarem as motos nas ruas, usem trancas. Se possível, o melhor é deixar dentro de um estacionamento. O furto de moto é muito fácil de ser realizado. Usando qualquer caminhonete, é possível levar a moto até mesmo sem a necessidade de fazer a ligação direta", revela, acrescentando que o aumento no número de furtos tem sido acompanhado de alta de veículos recuperados: "A PM não para o rastreamento e, muitas vezes, acaba encontrando a moto em outro local."

Os textos são revisados por Mariana Benicá