Segunda-feira, 5 de janeiro de 2009, atualizada ?s 13 h

C?es abandonados chegam a 1.377 em Juiz de Fora. Segundo Demlurb, ado??o de c?es teve aumento de 30%



Patr?cia Rossini
Colabora??o*

Durante o ano de 2008, 1.377 c?es abandonados foram apreendidos nas ruas de Juiz de Fora. Desse total, apenas 372 foram adotados pela popula??o. No caso dos animais de grande porte, a realidade ? outra: dos 422 apreendidos, a maioria foi recuperada pelos propriet?rios ou arrematada nos tr?s leil?es realizados pelo Demlurb no per?odo.

Segundo a veterin?ria do Canil Municipal, Liza Helena, nessa ?poca do ano, cresce o n?mero de abandono de c?es. "No per?odo de f?rias, muita gente viaja ou aproveita para fazer mudan?a e, com isso, acaba deixando o animal na rua. Tamb?m acontece muito de a pessoa deixar o c?o sozinho em casa e ele fugir", explica. Com base nesse dado, o Demlurb intensificou o recolhimento de animais durante o m?s de dezembro - capturando cerca de 50 c?es.

A veterin?ria lembra que os animais abandonados podem trazer riscos para a comunidade. "O cachorro que foge ou ? abandonado n?o est? acostumado a viver nas ruas, tende a andar descoordenadamente entre os carros e pedestres e pode causar acidentes. Al?m disso, o animal assustado pode atacar as pessoas na rua."

Segundo balan?o divulgado pelo Demlurb, a maior parte das reclama?es sobre c?es abandonados recebidas pelo departamento ? proveniente dos bairros Centro, Santa Luzia, Bom Pastor, Grama, Filgueiras, S?o Pedro, Benfica, Santa Cruz e Milho Branco. No caso dos animais de grande porte, as apreens?es foram feitas, em sua maioria, nos bairros Santa Rita, Linhares, Bom Jardim, Monte Castelo, S?o Pedro, Maril?ndia, Graminha, Retiro e Cai?aras.

Ado??o

Apesar do acr?scimo de 30% no n?mero de ado?es - se comparado ao ano de 2007 -, o Canil Municipal permanece cheio de animais abandonados. "Muitos chegam aqui sem condi?es, principalmente por causa de doen?as. ? preciso fazer uma triagem para saber quais podem ser encaminhados para doa??o", afirma Liza. Os c?es recolhidos ficam dispon?veis durante cinco dias, para o caso de o dono procurar, e s? s?o doados depois de receber as vacinas e a vermifuga??o.

As pessoas interessadas em adotar um c?ozinho podem se orientar com os veterin?rios do canil sobre as necessidades de cada porte, bem como temperamento e cuidados. No momento da ado??o, ? necess?ria a assinatura de um termo de responsabilidade. Atualmente, cerca de 150 dos mais de 450 animais presentes no Canil Municipal est?o dispon?veis para ado??o.

Mais informa?es no Canil Municipal (rua Bartolomeu dos Santos, s/n? - Bairro S?o Dami?o 2 - Juiz de Fora) ou pelo telefone (32) 3690-3591.

Abandono ? crime!

De acordo com o Artigo 164 do C?digo Penal Brasileiro, a introdu??o ou abandono de animais em propriedade alheia ? crime. O infrator est? sujeto a pena de deten??o e multa.

* Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o Social da UFJF