Cemig apresenta plano para o período chuvoso em Juiz de Fora

De acordo com a assessoria da Cemig, em 2012, a companhia está investindo R$ 79 milhões na melhoria e manutenção das redes

Lorranna Medeiros
*Colaboração
19/10/2012
Coletiva na Cemig

Com a aproximação do período chuvoso, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), apresentou na manhã desta sexta-feira, 19 de outubro, o Plano de Atendimento para Período Chuvoso, que tem como objetivo mostrar as perspectivas meteorológicas para o período, os investimentos e as ações realizadas para minimizar o impacto das chuvas sobre o sistema elétrico. Também foram apresentadas orientações sobre o que à população deve fazer para evitar situações de riscos que podem ser causadas pelas chuvas. O encontro contou com a participação do meteorologista da empresa, e representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora.

De acordo com a assessoria da Cemig, em 2012, a companhia está investindo R$ 79 milhões na melhoria e manutenção das redes, linhas e subestações de distribuição da Região Mantiqueira. O objetivo é diminuir o número de desligamentos e, em caso de interrupções, restabelecer o fornecimento de energia no menor tempo possível, reduzindo os transtornos para a população e para as empresas.

Segundo o meteorologista da Cemig, Geraldo Manoel da Paixão, novas ferramentas e investimentos estão sendo feitos. "Nós procuramos melhorar sempre, e agora temos, por exemplo, o primeiro radar meteorológico de Minas Gerais, adquirido em novembro de 2011, além de 30 novas estações climatológicas na região e a implantação de dois novos sensores de raios." O equipamento auxilia os trabalhos da equipe de meteorologia na identificação da formação de chuvas, tempestades e granizo.

Paixão destaca ainda que, o período chuvoso começa no mês de outubro e com previsão de ir até janeiro de 2013. "A Cemig começou com a meteorologia na década de 80 e precisa saber sobre o que vai acontecer com o tempo, em um certo período, para que possamos nos prevenir."

O líder de negócios da Mantiqueira, Luiz Carlos Salim, destaca que os investimentos foram realizados em linhas, subestações e redes elétricas. "A quantia foi investida em aumento da capacidade das subestações e linhas de distribuição de alta tensão, na manutenção preventiva, entre outras coisas", afirma. As estratégias da Cemig na capacidade de atendimento estão entre Cemig Torpedo, Agência Virtual, Atendimento Eletrônico e Atendimento Pessoal.

Coletiva na Cemig Coletiva na Cemig

Ocorrências

Além disso, Salim salienta para as pesquisas em relação ao impacto das chuvas na região, que em dias de tempestades, a média diária de chamadas está entre 17h e 19h, e que há um aumento de 800% no número de chamadas na central de atendimento. "Em dias críticos, a Cemig tem a capacidade de restabelecer aproximadamente 80% dos consumidores afetados em até 6 horas. Nós nos preocupamos em dar um atendimento ágil e eficaz."

Entre as principais causas de interrupção no fornecimento de energia, destacam-se as ocorrências provocadas por árvores ou galhos lançados pelos ventos na rede elétrica. De acordo com a Cemig, 32% dos registros são em decorrências de árvores, 14% de descarga elétrica; 8% de pássaros e 6% de pipas.

Orientações à população

  • Cabos e fios partidos: isole o local e não se aproxime em hipótese alguma. Avise imediatamente através do telefone 166. Não tente retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios na rede elétrica;
  • Poças d`água: evite pisar nas poças se houver algum fio desencapado por perto;
  • Abalroamento de postes: em um veículo, num acidente, batido no poste, você está protegido dentro do carro. Mas, ao descer, pule com os dois pés juntos numa distância segura;
  • Em caso de chuva forte guarde os documentos em um recipiente e coloque em um local longe de umidade e que não possa ser molhado;
  • Tenha sempre o cuidado de não construir perto de encostas e córregos;
  • Abandone o imóvel em risco no caso de alerta;
  • Acione a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.

O tenente-coronel Anderson Luiz Esteves Gomes, responsável pelo 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros e por 145 cidades da região, afirma que a corporação está pronta para atender as necessidades da população. "Nós temos 85 viaturas na região e em Juiz de Fora, 42. A corporação tem 300 bombeiros e em épocas de chuva chegamos a atender cerca de 59 ocorrências", diz. De acordo com o tenente-coronel, a natureza pode avançar quando há um terreno encharcado e ocasionar um deslizamento, ou então um córrego pode transbordar, causando uma enchente.

*Lorranna Medeiros é estudante do 7º período de Jornalismo do CES

ACESSA.com - Cemig apresenta plano para o per?odo chuvoso em Juiz de Fora