Contratos para a construção de 460 novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida são assinados
Repórter

Foram assinados, na tarde desta sexta-feira, 23 de novembro, por representantes da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e da Caixa Econômica Federal, três contratos para a construção de 460 novas unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida, destinadas a famílias com renda mensal entre zero e três salários mínimos.
De acordo com o prefeito Custódio Mattos, as moradias anunciadas serão construídas em três complexos diferentes na cidade, sendo um no Parque das Águas II, com 280 casas; outros 80 apartamentos no Residencial Vitória, no Monte Castelo; e cem casas no Jardim São João. A previsão de conclusão das obras é de 15 meses.
"Todas essas unidades serão construídas em terrenos cedidos pela Prefeitura, que depositou ontem [quinta], a quantia de R$ 470 mil na Caixa, para garantir a realização das obras e de outras de infraestrutura", disse.
Os apartamentos, orçados em R$ 65 mil, terão 42 m², com dois quartos e com a novidade de já possuírem pisos e azulejos incluídos, diferentemente dos referentes à primeira etapa. De acordo com o prefeito, todos os imóveis são passíveis de mudanças para adaptação de acessibilidade, por exemplo. Ainda na segunda edição do programa, foi anunciada a possibilidade, analisada pela Cesama, de fazer a medição da água separada por prédios, e não por blocos, como era feito anteriormente.
- Mais de 1.800 pessoas já se cadastraram no Minha Casa, Minha Vida 2
- Proprietários reclamam de demora na entrega das chaves de residencial no Borboleta
Os beneficiados neste programa serão as 27 mil famílias que já se encontram cadastradas desde abril deste ano. A prioridade será para aquelas que fazem parte da lista de reserva, que sobrou do primeiro programa. "Nós faremos o sorteio das novas unidades, mas é importante lembrar que haverá a reserva de 3% do total para famílias que tenham algum parente com deficiência, que receberão casas com acessibilidade", lembrou.
As residências fazem parte da segunda etapa do programa, integrando o total de 1.678 moradias anunciadas anteriormente. Outro contrato já foi assinado, em outubro, para a construção do Residencial Novo Triunfo II, onde estão sendo construídas 202 moradias. As outras 1.016, que serão distribuídas em outros cinco empreendimentos, serão contratadas nos próximos dias, tão logo sejam vencidas algumas etapas burocráticas. São eles: Residencial Santa Maria, no Bairro Nossa Senhora de Fátima (cem unidades); Residencial Recanto das Pedras, no Marumbi (136); Residencial Novo Tempo, no Nova Era (cem); Residencial Ipiranga, no Parque Independência (80) e Residencial Esmeraldas, no acesso ao Filgueiras (600).
Os textos são revisados por Juliana França