Parque da Lajinha será reaberto neste domingo
Além das obras de infraestrutura, o parque recebeu 33 mil mudas na área de reflorestamento e outras mil árvores nativas da Mata Atlântica
Repórter
14/12/2012
Depois de oito meses de obras, será reaberto neste domingo, 16 de dezembro, o Parque da Lajinha (foto ao lado), considerado um dos principais cartões postais da cidade. Fundado em 1983, esta foi a maior intervenção no parque desde a sua criação. Ao todo, foram investidos R$ 1,1 milhão para as obras de infraestrutura, nos 867 mil m² do espaço. "A população de Juiz de Fora irá ganhar um espaço totalmente revitalizado, dotado de grande infraestrutura e muita segurança. Um lugar ideal para as pessoas passearem com a família e realizarem atividades esportivas e de lazer," afirma o diretor superintendente da Agência de Gestão Ambiental de Juiz de Fora (Agenda JF), Alexandre Carneiro.
O parque conta agora com dois quiosques, com dois banheiros cada; um palco para shows, um pergolado de madeira, um orquidário e um borboletário. O local também recebeu uma academia de ginástica ao ar livre, playground, revitalização da pista de caminhada e novo acesso ao estacionamento e à área do antigo campo. "Também desenvolvemos um sistema de irrigação, que aproveita as águas das nascentes, evitando, assim, o acúmulo de sedimentos," explica Carneiro.
- Obras de revitalização do Parque da Lajinha já estão sendo realizadas
- Revitalização do Parque da Lajinha deve começar em março
- Parque da Lajinha sofre com o abandono
A precisão de entrega da obra era o mês de setembro, mas de acordo com o diretor da Agenda JF, algumas alterações no projeto foram necessárias. "Durante a realização das obras, verificamos que algumas adequações eram necessárias."
Além das obras de infraestrutura, o parque recebeu 33 mil mudas na área de reflorestamento, por meio do projeto Cidade Verde, e outras mil árvores nativas da Mata Atlântica. O paisagismo incluiu cerca de 75 mil mudas, entre 46 espécies de árvores e flores.
O projeto também prevê o funcionamento de um restaurante, que ainda não tem data para começar a funcionar. "Esse item depende de licitação, portanto, devido aos trâmites, não podemos precisar ao certo quando ele será inaugurado," ressalta. O local irá funcionar de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.
Inauguração
A programação tem início às 9h, com abertura dos portões, Rua de Lazer e diversas apresentações culturais, como a Banda da Polícia Militar, o Coral Cesama, a Banda Trupicada (com a participação de crianças) e o grupo Lúdica Música.
Câmara aprova criação da Secretaria do Meio Ambiente
A Câmara Municipal aprovou nesta quinta-feira, 13, a Mensagem 3999 que extingue a Agência de Gestão Ambiental de Juiz de Fora (Agenda-JF) e cria a Secretaria do Meio Ambiente. A Mensagem foi aprovada com duas emendas do vereador José Sóter de Figueirôa (PMDB). Uma delas prevê a entrada em vigor da lei em 2013, o que significa a criação de fato da nova secretaria durante a administração do prefeito eleito, Bruno Siqueira (PMDB). A segunda viabiliza a pasta financeiramente. Autoriza o Executivo, mediante decreto, transpor, remanejar, transferir ou utilizar, total ou parcialmente, as dotações aprovadas na Lei Orçamentária do próximo exercício.
Ao órgão caberá planejar, coordenar e supervisionar o desenvolvimento sustentável do município, promovendo a política ambiental de forma integrada com os demais órgãos. A regulamentação da matéria se dará nos próximos 70 dias.
Os textos são revisados por Juliana França
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!