JF realiza Campanha de Enfrentamento de Violência Contra o Idoso

A violência psicológica, a negligência e o abuso financeiro são os principais problemas que a população acima de 60 anos enfrenta no município

Andréa Moreira
Repórter
23/05/2013
Campanha Idosos

Com o lema Rompendo o Silêncio, a Campanha de Enfrentamento da Violência Contra o Idoso, lançada nesta quinta-feira, 23 de maio, na Câmara Municipal, pretende discutir a situação do idoso em Juiz de Fora e buscar soluções para modificar o quadro de violência hoje existente no município. "Queremos que Juiz de Fora acorde. Se não conseguirmos eliminar a violência contra o idoso do nosso município, pelo menos, que ela diminua drasticamente," explica o presidente da comissão permanente de Defesa dos Direitos dos Idosos, Isauro Calais (PMN).

Também integrante da Comissão dos Idosos, a vereadora Ana das Graças Côrtes Rossignoli (Ana do Padre Frederico-PDT), destaca que um dos principais desafios é criar mecanismos que atendam os idosos de agora e do futuro. "Temos que preparar Juiz de Fora para atender a esta população que cresce a cada dia. E acima de tudo, queremos que os jovens de hoje entendam que eles serão os idosos de amanhã."

Segundo Calais, a cada dia, os idosos de Juiz de Fora possuem mais formas de denunciar as agressões. "Antes tínhamos muitos canais, mas nenhum era interligado. Agora pretendemos centralizar tudo, para que assim possamos ter uma dimensão maior deste tipo de crime na cidade," afirma o vereador, lembrando ainda que as denúncias podem ser realizadas na Câmara Municipal, pessoalmente ou através do telefone 0800-021-0001, no Creas Idoso/Mulher e no Conselho Municipal do Idoso.

Tipos de violência

Segundo a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Idoso/Mulher), Arlene Motta, os idosos de Juiz de Fora sofrem principalmente com a violência psicológica, a negligência e o abuso financeiro. "O mais preocupante nestas situações é que verificamos que as maiores vítimas, são mulheres acima de 80 anos. Enquanto que a maioria dos agressores são as próprias filhas."

Estatísticas

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a população brasileira está envelhecendo muito rapidamente. Em 1960, 3,3 milhões de pessoas tinham 60 anos ou mais. Já em 2010, essa faixa etária passou para 20,5 milhões, o que representa quase 11% da população do Brasil. Em Juiz de Fora 13,8% da população atualmente é formada por pessoas acima de 60 anos. "Estudos revelam, que em três décadas, mais de 40% da nossa população será composta por idosos," ressalta Calais.

A população acima de 60 anos também é responsável direta pela economia de Juiz de Fora, como revela o secretário de Assistência Social, Flávio Cheker. "Um estudo revela que 50% dos chefes de família do município são idosos." O secretário destaca também a população de Juiz de Fora tem que acreditar que ser idoso é bom.

Programação

  • 10 de junho (segunda-feira)

Mesa redonda - A violência contra o idoso em Juiz de Fora

Local: Prefeitura de Juiz de Fora - 9º andar

Horário: 15h

  • 11 de junho (terça-feira)

Atividades culturais voltadas para os idosos

Local: Sesc - avenida Rio Branco 3090, Centro

Horário: 8h30

  • 12 de junho (quarta-feira)

Marcha de enfrentamento da violência contra os idosos

Local: concentração em frete à Câmara Municipal

Horário: 8h

Ação na Praça da Estação

Local: Praça da Estação

Horário: 9h30 às 13h

  • 17 de junho (segunda-feira)

Pró-Idoso - 25 anos de história

Local: rua Espírito Santo 434, Centro

Horário: 19h30

JF carece de políticas públicas que atendam à população idosa, que cresceu 45% nos últimos dez anos

ACESSA.com - JF realiza campanha de Enfrentamento de Viol?ncia contra o Idoso