JF+Mobilidade traça plano de ações para o trânsito em Juiz de Fora
O sistema de trânsito de Juiz de Fora passará por uma série de ações de melhoria a partir da reestruturação do transporte público. Como parte do projeto JF+Mobilidade, a medida foi anunciada pelo prefeito Bruno Siqueira (PMDB) e o secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, na tarde desta terça-feira, 24 de setembro .
A partir da primeira semana de outubro, será iniciado um estudo pela empresa Tecnotran para reestruturação do transporte coletivo urbano. A empresa tem até nove meses para entregar o resultado do trabalho, bem como o termo de referência para a licitação do transporte coletivo.
- Teste de três faixas é suspenso em Juiz de Fora
- Sem negociação, cerca de 40 funcionários dos Correios estão em greve
- O luxo, a arte e o lixo
Além do estudo, outras atividades foram citadas como a implantação de equipamentos de Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS), a integração temporal de linhas de ônibus no bairro Distrito Industrial, a ampliação de faixas exclusivas para coletivos em diferentes pontos de Juiz de Fora e resultados de instrumentos de comunicação com o usuário, criados este ano pela Settra.
Sistema de integração temporal nas linhas do Distrito Industrial
A partir do mês de outubro, será realizada, em teste, a integração temporal entre 29 linhas existentes na Zona Norte da cidade e as linhas 754 (circular BR-040) e 756 (circular Distrito Industrial), que serão criadas para este novo serviço. A alteração será feita para atender melhor os usuários dos polos geradores de tráfego, localizados na BR-040, entre o viaduto da Barreira do Triunfo e o Distrito Industrial III.
De posse do cartão eletrônico "Passe Fácil", o usuário passa pela catraca/validador. Nesse primeiro momento, é registrado o horário em que o cartão foi utilizado pela primeira vez. O usuário tem até uma hora e meia para acessar outro ônibus (nas linhas permitidas). Ao passar novamente pelo validador não será debitada uma nova passagem. No sentido Centro/Bairro, o usuário pode pegar qualquer uma das 29 linhas citadas e, no ponto de integração, optar entre as duas linhas alimentadoras. A operação de cobrança segue o mesmo parâmetro no trajeto Bairro/Centro.
As duas linhas alimentadoras saem do ponto de integração com as demais linhas, na avenida Juscelino Kubitschek, esquina com a rua Martins Barbosa, passando pela avenida Antônio Simão Firjam, até a BR-040. A Linha 754 segue em direção a Belo Horizonte, até o trevo da Mercedes, voltando pelo mesmo trajeto até o ponto de integração. A Linha 756 vai até a Empav e retorna ao ponto de integração em Benfica.
Extensão das faixas exclusivas para ônibus serão ampliadas
Com o objetivo de priorizar o transporte coletivo urbano e aumentar a velocidade operacional, a Secretaria de Transporte e Trânsito implanta em novembro faixas exclusivas para ônibus em duas vias. Os locais que irão receber a nova programação viária serão a avenida Brasil, no sentido Centro/Bairro, entre a rua Américo Lobo e o viaduto Ramirez González, com 3,5km de extensão, e a rua Coronel Vidal, passando pela rua Henrique Burnier, avenida Brasil até a rua Ewbank da Câmara, com mais 3,6km.
A cidade possui, atualmente, quase 4,8km de extensão de faixas exclusivas para ônibus. No final, serão implantados mais 7,2km de faixa exclusiva para ônibus. Com isso, Juiz de Fora vai aumentar em 2,5 vezes a quantidade de pistas e faixas específicas para passagem de coletivos, passando dos atuais 4,7km para mais de 12km. A alteração poderá possibilitar a diminuição do tempo de viagem do transporte coletivo, com padrões de eficiência, favorecendo, ainda, o cumprimento do quadro de horários de cada linha.
Sistema Inteligente de Transporte (ITS)
Já está em andamento, a preparação da especificação do sistema para abertura do processo de licitação para contratação da empresa que fornece o equipamento e o software do Sistema Inteligente de Transporte (ITS). A previsão é de que o processo seja concluído no final deste ano e que, até o primeiro semestre de 2014, os equipamentos estejam em pleno funcionamento no município. A adesão ao ITS poderá aumentar a capacidade de fiscalização e controle operacional dos ônibus pela Settra e proporcionar melhores informações ao usuário.
Programação visual dos mapas de ônibus
Em parceria com a Secretaria de Comunicação Social, a Settra já está trabalhando na elaboração da nova programação visual a ser implantada. Hoje existem mapas somente com referência das linhas que passam naquele ponto. Entretanto, a proposta é inserir nos pontos e ônibus os itinerários das linhas para melhor orientar o usuário.
Reprogramação dos semáforos na avenida Getúlio Vargas
Após pesquisa realizada pelo Departamento de Transporte Público (DTP), que verificou a baixa velocidade operacional dos ônibus na Avenida Getúlio Vargas, o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) realizou a reprogramação dos tempos dos semáforos na via. Foi modificado o sincronismo dos equipamentos, principalmente entre a Rua Halfeld e a Praça Antônio Carlos. A velocidade média, que anteriormente era de 8,8km/h, já subiu para 10,8km/h, nos horários de pico.
Georreferenciamento dos pontos e itinerários dos ônibus
A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) deu início, em 18 de julho, a um trabalho de georreferenciamento dos itinerários e pontos de ônibus existentes em Juiz de Fora. A proposta é levantar informações, além do percurso realizado pelos veículos, como a situação dos pontos e paradas de ônibus. Durante o levantamento, as equipes que estão em campo observam condições como existência ou não de abrigo, além de largura e situação do passeio – se possibilita ou não a colocação de ponto naquele local –, entre outros itens. Até o momento, cerca de 70% do trabalho já foi realizado e a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em duas semanas e meia.
Settra Atende
A Settra vem investindo em ações e ferramentas para ampliar a comunicação com o público, principalmente, usuário do transporte público. O Settra Atende realiza hoje cerca de 25 atendimentos por dia. Do total de 1.901 atividades demandadas, entre 20 de maio e 31 de agosto, 1.144 (60%) já foram atendidas e 757 se encontram em fase de estudos nas respectivas subsecretarias.
A Settra atende reclamações, sugestões e pedidos pelo número de telefone 3690-8218. Além disso, através do e-mail settraatende@pjf.mg.gov.br ou presencialmente/carta, para rua Maria Perpétua, 72/5º andar, bairro Ladeira (CEP:36052-560).
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!